Gillette, Hellmann’s e Guaraná Jesus

barra-dm3

GILLETTE – Estados Unidos. Barbeadores. 1901.

Para entrar no mundo das grandes empresas você precisa ser criativo e audacioso, no mínimo. King C. Gillette cumpriu a primeira parte desses critérios quando inventou o chamado safety razor (barbeador seguro). Três diferenças marcavam o barbeador de Gillette em relação à navalha, instrumento mais utilizado na época. gillette_logo1

A primeira era a segurança, pois o novo barbeador oferecia menos risco de corte. A segunda era o fim da necessidade de amolar, uma vez que os novos barbeadores eram descartáveis. E por fim a terceira, relacionada às duas anteriores. Já que a navalha cortava muito e precisava de intensa manutenção, muitos homens preferiam ir ao barbeiro em vez de fazerem o serviço em casa mesmo.

Porém, nem todas essas vantagens fizeram do barbeador de Gillette um sucesso. Isso porque ainda era preciso interferir no costume dos homens da época, que continuavam a preferir a navalha.

Dotado de um senso comercial extraordinário, King C. Gillette enviou gratuitamente um de seus aparelhos de barbear para cada soldado americano durante a I Guerra Mundial. Como King sabia, os militares precisam estar bem barbeados sempre e sua invenção poderia proporcionar isso de um modo mais rápido e eficaz.

gillette1Depois de terminado o conflito, os soldados que voltavam tinham adquirido o hábito de barbear-se em casa, ao invés de irem ao barbeiro. A novidade logo se espalhou e o mercado da nova invenção cresceu de um modo surpreendente.

Curiosidades de Sobremesa

1 – King C. Gillette começou sua empresa com um capital de apenas 230 dólares, mais ou menos 5 mil dólares em valores atuais. Quando a Procter and Gamble comprou a companhia em 2005 pagou 57 bilhões de dólares.

2 – Ainda jovem, Gillette trabalhou na Companhia de Selos Baltimore. Lá ele conheceu William Painter, inventor da tampa de garrafa de vidro.

3 – O conselho mais importante que William Painter deu à King C. Gillette foi o seguinte: melhor do que inventar um produto que todo mundo use, é fabricar um produto que todos usem, joguem fora e depois voltem para comprar mais.

4 – A Gillette é uma daquelas marcas que se transformou no sinônimo do produto ao qual está relacionada.

 

HELLMANN’S – Estados Unidos. Maionese. 1905.

A origem da maionese, esse molho francês famoso no mundo todo, tem várias versões. A mais famosa delas diz que foi o cozinheiro do Duque de Richelieu, em 1756, o criador da receita. Conta a lenda que o tal chef preparava um creme de ovos, quando a farinha que se misturava às gemas acabou. Ele então resolveu improvisar, misturando óleo vegetal aos ovos e criando a maionese.

Do século XVIII aos nossos dias, a receita foi passando de mão em mão, até chegar na cozinha da esposa do hellmanns-logoimigrante alemão Richard Hellmann. Em 1905 ele abriu uma lanchonete na cidade de Nova Iorque que servia diversos pratos, incluindo saladas acompanhadas de maionese. O molho era tão saboroso que com o tempo Richard decidiu vendê-lo separadamente.

Curiosidades de Sobremesa

1 – O Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss afirma que o termo maionese tem origem controversa. No entanto, de todas as especulações, a mais provável diz que a palavra surgiu do nome do porto Mahon, nas Ilhas Baleares. Lembra do banquete que o chef estava fazendo quando inventou o molho? Pois é, era uma festa para comemorar a conquista deste porto pelo Duque Richelieu. Sendo assim, aproveitando a ocasião, a nova receita foi batizada de mahonnaise.

richelieu12 – Ainda em 1905, na lanchonete do Richard Hellmann, eram oferecidas aos fregueses duas receitas de maionese. Seus preparos e ingredientes não eram iguais, conseqüentemente seu gosto também não. Sendo assim, para diferenciar as duas, uma delas recebia uma fita azul em volta do pote. Nem preciso dizer que foi essa última a fazer mais sucesso. Até hoje, na embalagem da Hellmann’s, há a figura de uma pequena fita azul no rótulo.

3 – Procurei, não achei e peço a ajuda de vocês: quero saber o nome da mulher do Hellmann. Ela criou a receita, deixou o cara rico, mas em nenhum lugar consegui a achar sua alcunha. Machismo desgraçado…

4 – Com certeza você já deve ter ouvido por aí que a marca Hellmann’s possui uma mensagem subliminar. Isso porque algum lunático descobriu que hell em inglês significa inferno e man significa homem. Então Hellmann’s seria o “homem do inferno”, o satã. Mais uma bobagem da internet.

GUARANÁ JESUS – Brasil. Refrigerante. 1920.

Pela primeira vez vou falar sobre uma marca regional. Não são muito conhecidas fora de suas regiões, o que não as exclui da minha pesquisa, uma vez que alcançaram o tão desejado reconhecimento, mesmo que geograficamente restrito. Além do mais, toda marca precisa primeiro ser conhecida em sua origem para depois poder ganhar o mundo.

jesus1Falamos então do Guaraná Jesus, refrigerante extremamente famoso em todo o Maranhão. Sua cor rosa e seu gosto peculiar, com toques de cravo e canela, construíram um mercado tão forte no estado que a bebida chegou a superar a popularidade da Coca-Cola. Aliás, a afinidade com a marca norte-americana não se restringe somente às vendas.

O farmacêutico Jesus Norberto Gomes, inventor do guaraná que leva seu nome, teve a mesma profissão que John Pemberton, o homem que desenvolveu a fórmula da Coca-Cola. Coincidentemente, ambos buscavam criar um medicamento para o estômago, mas as experiências não deram certo. No caso de Gomes, ele resolveu transformar o fracasso numa inofensiva e doce bebida para os netos. A invenção escapou do âmbito familiar e ganhou o gosto popular, tornando-se mais tarde um empreendimento de sucesso.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Jesus Norberto Gomes era ateu.

2 – Dizem os mais entusiasmados que a popularidade do Guaraná Jesus no Maranhão é tão grande que extrapola o sentido original da palavra que compõe a marca. Lá, quando alguém fala Jesus, a primeira coisa que vem à cabeça é o refrigerante. Depois é que o pessoal pensa no fundador do Cristianismo.

3 – Em 2001 a Coca-Cola comprou os direitos de produção do Guaraná Jesus.

4 – A popularidade do mais conhecido refrigerante do Maranhão vai contra toda a lógica publicitária, pois até 1998 nenhuma propaganda do produto tinha sido veiculada em qualquer meio de comunicação.