duvidarazoavel.jpg

Como se construíram as Pirâmides?


piramidepipaclemmons21hj.jpgA construção das pirâmides parece ser um mistério ao inverso. Sabemos quem, quando e onde, embora não exatamente como. E não sabemos justamente por haver um número sem fim de idéias e teorias propostas até hoje. Não faltam formas pelas quais os antigos egípcios, há 4.500 anos, no planalto de Gizé, poderiam ter erigido as maravilhas do mundo antigo. Ainda que algumas sejam bem menos plausíveis que outras.

Bem menos plausíveis.

Tome como exemplo a teoria da californiana Maureen Clemmons. Segundo ela, os egípcios dominaram a sofisticada tecnologia das… pipas. Papagaios, pandorgas mesmo, levantando blocos de toneladas ao ar. Inacreditável? Abra sua mente para uma breve revisão de algumas das mais tresloucadas propostas piramidais.

RABIOLA
Nós sabemos que os antigos egípcios se aproveitavam do vento e do Nilo em seus barcos. A região conta com ventos razoavelmente constantes vindos do noroeste, o que faria a alegria da garotada. E de Maurice Clemmons, para quem o disco alado de Hórus seria nada menos que uma enorme pipa.

discoaladohorus.jpg
Pandorga de Hórus

As “evidências” de Clemmons não parariam aí. O ankh, um símbolo de vida pervasivo na cultura, seria originalmente uma ferramenta para controlar cordas, similar à usada em competições de pipas ou em um rapel. A corda é enrolada no ankh algumas vezes, e a fricção garante melhor controle sem esfacelar mãos. Nada de latas de óleo ou achocolatado vazias. E sem cerol, claro, cerol mata, criançada.

senusretpipa.jpg nefertaripipa.jpg
Senusret I e Ahmose Nefertari portando Ankhs. Cuidado com a rabiola. clemmonspipas.jpgO pilar de Djed, símbolo de estabilidade, seria mesmo um mastro, com posições próximas do topo onde as cordas poderiam ser fixadas. O shen, uma corda amarrada em Hórus e outras figuras aladas seria a representação de um ponto de ancoragem ou um nó. E assim por diante, Clemmons consegue reinterpretar quase toda a antiga simbologia egípcia como baseada na tecnologia de pipas, encontrando paralelos e os principais elementos devidamente simbolizados. Simbologia oculta é isso aí.

Mas ela vai além desta brincadeira ao estilo vale-tudo de “Código Da Vinci“, ao demonstrar a viabilidade prática de pipas movendo pedras de toneladas de tamanho. Clemmons não é só conversa fiada, Clemmons é gente que faz.

Em janeiro de 2004, contando com recursos próprios de vários entusiastas, um obelisco de onze toneladas foi erguido no deserto da Califórnia em uma hora com apenas uma pipa. Repetindo: onze toneladas, uma hora, uma pipa. A tecnologia, uma vez dominada, poderia ser aplicada facilmente de maneira modular: adicione mais pipas para levantar blocos muitas vezes mais pesados.

Seriam os egípcios exímios empinadores de pipas? Antes de responder, vamos do ar de volta à água, ao Nilo. Porque a Grande Pirâmide era na verdade uma bomba d’água.

PUMP IT
Confira o gráfico animado abaixo, representando as câmaras interiores da pirâmide de Quéops. O que está em azul é mesmo água, que é bombeada da entrada no canto inferior direito para acima dos eixos na parte superior. Tudo movido pelo fogo na Grande Galeria.

epumpinfo_12453.gif

O fogo consome o oxigênio, e assim como a clássica experiência (científica!) da vela e do pires com água (podem fazer, essa funciona!), a baixa pressão é capaz de elevar o líquido.

Combinando tal com o manejo sincronizado de válvulas e o uso de câmaras herméticas, repetindo o ciclo incessantemente, admiráveis leitores, temos com vocês, a Grande Pirâmide como uma bomba d’água gigante.

Inacreditável? Outra vez, abra sua mente a novas possibilidades, novos mundos, novos paradigmas. Como a Fundação da Bomba do Faraó (sim, ela existe) nota, a Grande Galeria possui até hoje vestígios de fuligem, “em formato aerodinâmico”, indicando não só o uso de tal fogo como o de válvulas.

Já havíamos lembrado na coluna anterior da proximidade das pirâmides de Gizé com as cheias do Nilo. A pirâmide seria assim uma gigantesca máquina hidráulica, crucial para o desenvolvimento da antiga civilização egípcia. Capazes de elevar água a grandes alturas, os egípcios poderiam canalizá-la para o deserto líbio a oeste, por exemplo, e garantir maior fartura para alçar vôos cada vez maiores. Talvez com pipas.

Opa, mas a coluna desta semana se chama “como se construíram as pirâmides?“, e não “para quê construíram as pirâmides“. Pois bem, a Fundação da Bomba do Faraó é pródiga em revelar que a Grande Pirâmide foi construída… com bombas d’água, evidentemente.

Dominando a tecnologia hidráulica movida por pressão pneumática derivada da combustão química (esses avançados egípcios!), e já transportando seus blocos de toneladas por canais, bastaria aos antigos criar eclusas e lidar com problemas relativamente triviais de engenharia para elevar e dispor os blocos em seu lugar, sem o uso de força bruta. Muito simples, não? A imagem abaixo deve dar uma idéia:

piramidebombae.jpg

A Fundação da Bomba do Faraó não está só. Faça uma busca por pyramid water pump” no oráculo e entre muitas páginas, contra ou a favor, encontrará diversos autores independentes defendendo muitas idéias similares. Nós por aqui gostamos do nome da Fundação da Bomba do Faraó, e assim continuaremos com eles.

A Fundação não é gente que faz, isto é, não elaboraram nenhum experimento mesmo em pequena escala como a querida Maureen Clemmons. Mas sua conversa fiada vai além do usual. Por exemplo, você sabia que a Grande Pirâmide não tem quatro lados? Tem oito. Os lados da Grande Pirâmide são côncavos, com as medianas indo da base até o topo.

piramideconcava21hjk.jpg

Pequeno detalhe, não? A Grande Pirâmide tem oito lados.

Epa. E todas as histórias sobre a precisão milimétrica da pirâmide, seus alinhamentos, geometria e tudo mais? Onde esta pirâmide com lados côncavos se encaixa em tudo isso?

Assim como as várias inscrições com o nome de Quéops em uma câmara fechada no coração da obra, aberta apenas com dinamite, este é mais um detalhe que os vendedores de mistério ignoram. Claro que sempre podem inventar justificativas para explicar esse e qualquer outro pequeno detalhe. O que são fatos frente a teorias?

Aí se inclui a nossa querida Fundação da Bomba do Faraó, mas a explicação deles é ao menos adorável, e não parece tão esfarrapada quanto os panos de uma múmia. Simpatizamos mesmo com esses caras. Como não? A pirâmide côncava, a eles, tem uma explicação simples, real, científica, de engenharia.

É uma estrutura para lidar melhor com as pressões internas, de dentro para fora. Pressões hidráulicas e pneumáticas com que a obra, como bomba d’água gigantesca, certamente teve que lidar. A concavidade seria uma solução de engenharia grosso modo como as represas em arco de gravidade modernas.

A Bomba do Faraó pode ser uma furada, claro. Porque as pirâmides foram construídas com concreto. Ou com som. Telecinese. Eletricidade, aviões, energias telúricas, cristais de quartzo, extraterrestres ou atlantes. Tudo assunto para a segunda parte dessa série de colunas piramidais. Afinal, “não faltam formas pelas quais os antigos egípcios, há 4.500 anos, no planalto de Gizé, poderiam ter erigido as maravilhas do mundo antigo”.

Apresentar todas estas revolucionárias idéias questionando o establishment acadêmico faz parte de um plano maior que será revelado em seu devido tempo. Este plano maior inclui que eu não responda aos comentários desta coluna, pelo menos por enquanto. Divirtam-se com pipas e o experimento da vela e o pires com água, para uma pirâmide de oito lados diferente daquela que lhe venderam todos estes anos.

  • numlock

    Nem acredito que sou um dos primeiros…. heheheeh
    Kentaro, mto bom o seu texto. Ficou realmente bem escrito.
    Estou no aguardo do próximo…

    • Buscador

      A teoria dos astronautas antigos está ganhando força a CIA / KGB e NASA ja sabem recentemente um arqueologo Egipcio revelou perante o mundo
      há algo na piramide que nao é deste mundo, piramides em Marte, piramides no egito alinhadas com Orion, face de marte.
      O Livro de Enki dos Sumério é o tijolo que falta e  explica tudo isto,  até mesmo a  face de marte

  • Alibaba

    Aeeee finalmente tu conseguiu escrever uma coluna interessante.
    Parabéns cara, foi bem escrita, defendeu teu(e de outros) ponto de vista sem ofender ninguém, não escreveu bobagens como em colunas anteriores.
    Muito boa mesmo!

    Espero que esta seja o marco zero das suas próximas colunas.
    Abraço

  • TH13

    É bem mais plausível atlantes com poderes telecinéticos do que pipas, bombas de água e engenharia. Pelo Amor de Deus! Só porque um experimentozinho é repetido com sucesso usando pipas? Claro que cristais que não vemos e que obviamente são computadores celestes movidos por ondas celebrais que não sabemos como emitir explicam muito melhor isso!

    tsc, tsc…

  • Morte

    Fascinante

    • laura

      adoroooo as piramides huahsuahsiuas

      • carla

        nossa é legal mas eu queria saber como ele lavaran os blocos de pedra para a cima da pirâmide

  • Pingback: CeticismoAberto notícias » arquivo » Como se construíram as Pirâmides?()

  • menino, q texto apressado!

    Interessantissimo … gostei por demais e lembrei da mitologia egípcia e os deuses alados q possui…

    aguardando a próxima coluna 😉

    • Buscador

      Leia a livro perdido de Enki de Zacharias Sitzin

  • FukgCrazy

    Que mistério..Você daria um bom roteirista de seriado estilo Lost. Porque você não explica o motivo das pirâmides (egípcias, maias, etc.) terem sido construídas na mesma época. O que eles queriam na verdade é que o mundo não tomasse esse caminho do materialismo científico que quer explicar tudo desse jeito. Pipas? Bombas? WTF.

  • no minimo plausivel as teorias,,,

  • Fabiones

    Mori,
    bem interessante… dá até pra fazer alguns experimentos caseiros, só pra brincar um pouco….ehehe

    aguardo ansiosamente o próximo post, mas por favor não demore !!

    abs!

  • RaonyRPA

    Hiuaheiuahie…. a da pipa eh hilaria!!!

  • ae! dessa vez fico bom o texto.. continue dessa forma que vai atrir mais litoires…

    “idéias questionando o establishment acadêmico faz parte de um plano maior que será revelado em seu devido tempo. Este plano maior inclui que eu não responda aos comentários desta”

    tá comessando a fazer misterio como o DD faz..ehheeh ´ta certo né..se funciona tem q fazer igual mesmo

    mas agora.. sobre a bomba de agua..concordo.. agora são o Mori e o DD que já falaram que ela foi usada pra manuzeio de agua.. cada um com um ponto de vista, mas pelo mesnos já podemos ter uma certa certeza que tinha realmente o manuzeio de agua..legal.

    agora essa das pipas..heheh..que é isso heim..forçadinha essa né?!

    eu ainda prefiro acreditar que a forma pelas quais eles levaram as pedras ate lá em cima foi da mesma forma com a qual eles trouxeram as pedras das pedreiras…

    meio dificil montar uma piramede perfeita (a seu modo) usando pipas né.. ou alem deles conseguirem controlar com maestria a arte das pipas eles tinhas o controle sobre o vento tmb..ha!

  • Macaco de Tres Cabeças

    Mas se a tecnologia que construi as piramides é razoavelmente simples como voce demonstrou na teoria das pipas, por que as piramides posteriores eram tão inferiores em qualidade tecnica, seria possivel que uma tecnologia baseada em pipas se perdesse de uma geração pra outra ?

    Mesmo com os supostos 8 lados, as “coincidencias” matematicas continuam existindo.

  • Renan

    @Ricardo

    Não deu pra perceber o sarcasmo com que o Mori tratou todas essas fontes? Imagino que seja intencional que as fontes que o Mori usou nessa coluna sejam tão duvidosas quanto as que o DD usa.

  • Macaco de Tres Cabeças

    Opa…

    Apagaram um comentario !!!!

    (Justo um que criticava a confiabilidade da fonte da teoria da bomba d´agua)

  • Ferris

    Os egípicios usavam o modo de produção asiático que tinha como principal ponto base a hidráulica, assim como os astecas maias e incas por isso não duvido de nada, muito bom texto.

  • Minha cabeça doiii.

    eu acho que eles eram dobradores dos elementos como no desenho do “avatar” hehehe…

  • Guillermo

    Só uma coisa…. as pirâmides NÃO se construiram. Elas foram construídas.

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!

  • Thiago Habib

    PARABÉNS, MORI !!!
    Quase não te reconheci nesse texto! Você foi tão sutil, educado, (ácido, é verdade, mas talvez um tanto agridoce) e até deve ter mordido a língua ou trançado os deddos no teclado tentando se segurar para manter a compostura…
    Você pode até ser um cético fanático, mas faça como hoje: não deixe que percebam. É melhor do que se igualar em comentários a um crente fanático.
    Gostei do post mesmo!
    Abraço! rs

  • Fabio

    \”por que as piramides posteriores eram tão inferiores em qualidade tecnica, seria possivel que uma tecnologia baseada em pipas se perdesse de uma geração pra outra ?\”

    Pq o vento mudou ;D

  • Fabio

    @Renan

    Eu realmente acho que o mori prefere acreditar em pipas do que coisas que ele não pode intender.
    🙂

  • TH13

    “você não explica o motivo das pirâmides (egípcias, maias, etc.) terem sido construídas na mesma época. O que eles queriam na verdade é que o mundo não tomasse esse caminho do materialismo científico que quer explicar tudo desse jeito. Pipas? Bombas? WTF.”

    Utopia mística! Como se os antigos fossem perfeitos, e o mundo fosse de paz, e o legal é explicar utilizando as ondas mentais! ACEITE E PRONTO! Mania de querer explicar as coisas!

    Bombas? Pipas? Foi o que eu falei, isso aí é absurdo! É ÓBVIO que forma as ondas mentais, ajudadas pelas pessoas dos outros planos!

  • Ricardo

    Claro que percebi o sarcasmo: ” Apresentar todas estas revolucionárias idéias questionando o establishment acadêmico faz parte de um plano maior que será revelado em seu devido tempo.”

    E é isto que me irrita pq ao invés de divulgar suas idéias de maneira científica e honrada vcs ficam a menosprezar as crenças alheias. Sejamos mais práticos: o que importa o que a massa pensa ou acredita? Isto não muda a gravidade ou o empuxo que os verdadeiros cientistas demonstraram!

    Acredito que isto não é ser cético, acredito que isto não é ser honrado e que no fundo vcs estão causando apenas mais antipatia aos trabalhos científicos sérios, tratando a todos que tem sede por conhecimento com menosprezo, soberba e orgulho.

    Desta maneira me deixa claro que este “grupo de céticos” no fundo são grandes religiosos (não se esqueça que o carcereiro está preso junto ao prisioneiro).

    E isto não que fazeis não é um movimento científico ou cético a ser levado a sério apenas briga de egos entre religiosos …

    []s

  • Fabiones

    Ricardo,

    Tenho certeza de que este texto não foi escrito para o público do DD.

    O estilo da argumentação foi parecida, acho até que foi proposital… mas o Mori deixa bem explícito que estas não são as teorias mais próximas da realidade. Acho que a intenção com isso foi demonstrar como é muito fácil criar diversas “teorias” malucas, argumentar sobre sua viabilidade/possibilidade, e adotar como verdade absoluta sem comprovação (em outras palavras: fé), que é o que o outro autor faz sistematicamente.

  • Fabiones

    esqueci:

    veja os comentários do TH13.. corroboram exatamente o que eu falei, ainda mais pelo fato de haver vários comentários dele na coluna do DD.

    e pior ainda…fala sério… o sujeito fala que é ridícula a teoria da bomba ou a da pipa ( que se baseiam em argumentos de engenharia e física ), e prefere acreditar em alienígenas construiram as piramides com o poder da mente….

  • Macaco de Tres Cabeças

    “Sabemos quem, quando e onde, embora não exatamente como”

    Claro que sabem !!! Tem certeza absoluta !!! Assim como as da China e da America do Sul…

  • arzzak

    Bom encontrar não só nas Terorias da Conspiração, mas também aqui, na Dúvida Razoável, tais fontes de informação.
    Parabéns, Mori.

  • Surpreendente! Cada idéia maluca!!!

  • thimens

    acho q o Mori passou o texto pro DD e falou: ‘toma. escreve a coluna de hj pra mim vai’..rs

    a parte da bomba de água é bem interessante…não a parte da construção, mas o método para levar água para as câmaras mais altas…olhei alguns sites, mas bem por cima…qdo tiver mais tempo eu vejo direito, mas à princípio parece bem interessante

    abraços a todos

  • Márcio Melo

    Ah, claro que sim!
    E como explia as outras centenas (ou quem sabe milhares) de pirâmides espalhadas pelo mundo, que foram construídas aproximadamente na mesma época?
    Talvez seja apenas uma “coincidência”… ¬¬’

  • lucaskywalker

    Quem construiu as pirâmides foi eu, com meu anel de lanterna verde.

  • Kalki

    claro, e eles construíram aquela tal precisão com pipas.
    Não estou dando credito e retirando credito de ninguém.
    Concordo com a teoria de q levantar uma pedra com ajuda do vento ou da agua seria muito mais aceitável q construir as pirâmides com escravos e tal. Acredito q quanto a isso não há duvidas. ( vou lembrar disso quando for construir um obelisco.)

    Mas há alguns FATOS gravíssimos. Como as pirâmides construídas ao mesmo tempo em outros lugares.
    Do ponto de vista “místico” a bomba gigante foi feita por causa do DILÚVIO.
    O dilúvio explicaria as construções simultâneas. A bomba na pirâmide teria funcionalidade especifica. Até ai acho q todo mundo concorda.
    O fato é q as pirâmides não foram construídas simplesmente para bombear agua. seria mais fácil construir um sistema mais simples. ( eu ouvi um PONT DU GARD? A final gastar apenas 15 aninhos, se não menos com as pipas, pra molhar o pessoal mais distante.) Mas as pirâmides foram feita não só com essa funcionalidade, isso é um fato obvio.
    Ou seria melhor gastar uma vida inteira pra construir uma simples bomba d’agua pra dar uma molhadinha pro lados do oeste. (ai, como eu to rindo!)
    E vc quer me convencer q a piramide foi feita pra molhar um bando de plebeus? ai meu pâncreas! huahuahauauhauhaauha

    Acho q eu podendo levantar 11 toneladas com UMA PIPA, eu faria umas casas melhores não? ou talvez uns 3 PONT DU GARD, quem sabe um parque aquatico? Ou um WTC? Seria uma boa. Talvez uma muralha gigante?!?!?! ou quem sabe uma estátua de cristo gigante? Ou o Taj Mahal? ou talvez…

    Acho q se as pipas fossem tão uteis, nos construiríamos nossas casas com elas.
    Sorte q eu não quero nem sitar as CORDAS… pq lá ia mais tempo meu… seria uma linha de pesca? pelo de camelo? cabelos de virgem? pelos do braço? ou quem sabe até uma tecnologia de criação de cordas super-resistentes feitas apartir de pelos do nariz e areia…? talvez…?

  • Entao, não li inteiro o texto, mas a uma teoria de que a primeira pedra colocada no lugar, seria a pedra mais alta.

    E deslocando quantidades enormes de areia, eles construiam camadas por camadas mas começando por cima. Tendo como base a propria areia do deserto, e sem o esforço de carregar uma pedra de 3t a alguns metros de altura por uma via irregular ….

    Não é o melhor jeito de construir, mas é viavel. …
    Abraços …

  • O ABISMADO

    A Ironia só é comunicável se a pessoa possui um filtro de entendimento que a permita perceber.
    Incrivel como tem gente que acredita em qualquer coisa.
    Sei não, mas eu acho que vamos realmente vivenciar a humanidade atingir um ponto parecido com aquele do filme Idiocracy.
    Enquanto a galera fica ansiosa por desvendar os mais ocultos segredos do passado e do futuro, por desenvolver poderes magicos, ta todo mundo cagando e andando pra coisas que poderiam salvar e melhorar a vida da mãe, dos filhos e a sua própria, como a questão das células tronco, ou as politicas de transporte nas cidades…mas isso não é importante, porque esse pessoal é de OUTRO MUNDO….
    Bom Texto, mas leitores nem tão bons assim..

  • Alexandre de Pádua

    Aewww agora sim Muito boa a colunaaa Mas vc exagero no sarcasmo ASUHAUSHSAU

    Continue assim…. coluna Fodaaa

    Abraços

  • Call me Gush

    a nossa sorte é que tudo é plausivel e nada é certo.
    eu ainda fico com as rodas gigantes, pq uma roda pode ser puxada por muitas cordas em sincronia, mas se uma pipa perde prumo, todas as cordas podem ruir.
    e essa da bomba precisa de uma sincronia que alguem sem um walkie-talkie não tem (talvez pra isso sirvam as energias telúricas).

    quem sabe não esta tudo certo, pra erguer nossos prédios usamos guindastes, pedreiros, elevadores, bobmas hidráulicas e caralho a quatro…
    boa sorte com a coluna!

  • Zambest

    Eta! Mundão Véio!
    Gente experimenta essa…
    Faça uma pirâmide de cartolina
    medidas base = 15,7cm aresta lateral 14,9 cm vai
    dar uma altura de 10 cm …
    base quadrada ..proporções h x 1,57 x 1,49
    corte a cartolina com uma lãmina de Barbear, ela vai perder o corte…
    Coloque esta lâmina orientada longitudinalmente com o norte verdadeiro (olhar a declinação magnética do lugar que vc está – no site do IBGE tem) exatamente 1/3 da sua altura, apoie em algo, etc… em 7 dias o fio dessa lâmina estará novinho … cortando bem…
    faça isso com leite, pedaços de carne… ah um tomate colocado nesta mesma posição vai secar e não vai dar aquele mal-cheiro… eu fiz isso e deu certo…eu tinha 18 anos, faz tempo…mas não me pergunte o porque desses fenômenos.
    abraços

  • Ricardo

    Renan diz: Não deu pra perceber o sarcasmo com que o Mori tratou todas essas fontes? Imagino que seja intencional que as fontes que o Mori usou nessa coluna sejam tão duvidosas quanto as que o DD usa.

    Fabiones diz: Tenho certeza de que este texto não foi escrito para o público do DD.

    Não entendi! Eu tenho certeza que foi um sarcasmo com a coluna do DD escrito para o público do DD! Agora eu me pergunto: Pq esta perda de tempo?

    Gostei mto do comentário do ABISMADO que diz: “niguém se interessa” pra coisas que poderiam salvar e melhorar a vida da mãe, dos filhos e a sua própria, como a questão das células tronco, ou as politicas de transporte nas cidades…mas isso não é importante

    E pq esta coluna em vez de trazer ciência e lucidez se tornou apenas um coluna de intrigas com um que se diz mago?

    Isto é inteligência? Isto é fazer algo pela sociedade?

    Que tal utilizarmos nossa inteligência para coisas úteis?

  • zed

    Cade o video levantando o pilar com a pipa? Foto eu mesmo posso tirar varias mostrando como levar um bloco de pedra arrastado por um centopeia, basta puxar com um guincho esconde-lo tirar a foto, e repetir o processo ate conseguir o meu objetivo.

    Sobre as piramides, não seria mais pratico ja que possuiam dominios sobre os ventos e engenharia contruirem moinhos p bombear a agua? E os objetos e tudo mais dentro delas? E a manutenção?

    Quanto a contrução a teoria da agua faz sentido e nao é nova tendo sido utilizada pra construir um mega aeroporto na china se nao me engano.
    Eis ai duvidas razoaveis nao?

  • cara… mto interessante..

    parabens..

  • Quem construi as pirâmides fui eu. Eu tenho uma máquina do tempo.
    Estou postando do século 25

  • Velho

    Putz!

    Uns são toupeiras que não entendem um grama de sarcasmo. Os outros são Super-Ches que querem uma coluna com solução para a fome mundial!

    Vocês se levam muito a sério, custa ter um pouco de coerência. Querer um tratado ou uma tese de mestrado é um pouco de exagero.

    As pessoas também tem que se divertir. A proposta aqui é outra, não é ciência no talo, nem uma fonte para comprovar suas crenças. Achei que algum comentário pudesse agregar alguma coisa, mas tá difícil. Que tal uma discussão saudável de vez quando?

  • bernardo

    quero uma pipa que transporte minha casa para tangamandápio!
    diga-me se é possivel. Se possivel me ensine a construir uma!

  • ETSÃO

    fui eu quem mandou fazer as piramides

  • [email protected]

    Não sei se é impressão minha, mas tem gente achando que o Mori tentou provar a idéia da pipa ou da bomba. Mas ele disse logo no começo q não é isso que ele tava tentando fazer:

    “Não faltam formas pelas quais os antigos egípcios, há 4.500 anos, no planalto de Gizé, poderiam ter erigido as maravilhas do mundo antigo. Ainda que algumas sejam bem menos plausíveis que outras.

    Bem menos plausíveis.”

    É interessante ver como existem várias teorias (algumas mais ou menos plausíveis) sobre como poderiam ser erguidas as pirâmides, mesmo a 4 milênios. Mais as teorias deixam de ser interessantes para muitos a partir do momento que são -nem que seja pouco- plausíveis. É mais legal pensar que a 4 mil anos todo mundo era extremamente super dotado de poderes de fazer inveja ao Professor Charles Xavier. E que ao invés de repassarem estas técnicas eles a deixaram se perder no tempo.
    Bem mais legal do que acreditar que as engenharias evoluíram ao longo dos anos.

  • Lian

    Bom, todo mundo metendo o pau no Mori, mas lembrem-se que nem tudo q parece impossível realmente é. E aposto como 90% dos q ficaram zoando da hipótese da pipa não foram atrás de outras fontes ou de alguma coisa que a confirme…

    Se fossem achariam isso: http://youtube.com/watch?v=FHkAL1jTojY

    Esse obelisco tem 3 toneladas, pelo menos 500 kg a menos do que possuíam a maioria dos blocos de pedras constituintes das pirâmides, portando com uma pipa equivalente a essa poderia sim facilmente e rapidamente erquê-los.

    Lembrem-se que a força do vento pode ser descomunal, e na época que disseram q o home poderia voar com máquinas de centenas de toneladas muitos acharam improvável.

    Não to tomando partido d nada, só achei q compartilhar esse FATO (pq se isso não e uma prova de q é possível eu não sei o q é…) seria interessante para abrir algumas mentes…

  • Roger

    ahhahaha

    Pois é.. os x-men existiram há 6000 anos atrás (ou 12000, tanto faz) e construíram as pirâmides, afundaram a Atlântida e o último dos x-men foi eternizado como o messias de uma dessas religiões que existem por aí…

  • Pingback: 10 posts que você deveria ler essa semana #5 | Blog do Hiroshi()

  • Nêne

    Visto que esse assunto sobre construção das pirâmides é inexplicável, baseando somente em teorias, é bom ver diferentes visões sobre esse assunto.
    O texto foi muito bem escrito, com argumentos claros, lógicos! Como sempre em vez de respostas, surgem mais perguntas, mas é isso aí…

  • Bem gente, não acho interessante ficar dizendo quem é melhor ou quem está com a razão… Vale é todos parar de serem acomodados e pesquisar, buscar o conhecimento. Gosto muito das colunas do Del Debio, mas também acho as do Kentaro show de bola. Pra mim, ambos são ótimos nas colunas que escrevem. Acredito que o kentaro só não tem a mesma fama pois não fala do que a maioria das pessoas tem muita curiosidade, mas isso não o faz nem melhor ou pior que o DD. Mais uma vez digo que ambas as colunas são ótimas.

  • Pingback: Como se construíram as pirâmides? Créu Nível 2 | Sedentário e Hiperativo()

  • Faraó

    Bom ideia realmente fenomenal, eu acho q vou soltar uma pipa, rsssss.

  • Letiicia [GRÊMIIO]

    Muito interesante!!!

    GRÊMIOOO
    RAFIINHA

  • Otto Pessanha

    Mori, venho acompanhando a sua coluna desde o início e acompanho também o Ceticismo Aberto.
    Não tomo as suas palavras como as respostas para as minhas perguntas, mas como ponto de partida para encontrar tais respostas. (verificando fontes, experimentando, etc)
    Mas eu acho que muitos dos seus leitores (simpatizantes e críticos) precisam de um pouco de aulas de interpretação de texto, pode ser demais notar sutilezas como as desse texto, mas o pessoal às vezes exagera.
    Espero ansiosamente pela próxima coluna e espero que explique realmente como elas foram construídas ou, pelo menos, mostre a teoria mais provável.
    Se não me engano já provaram como, mas deixo você dizer isso pro pessoal, provaram até como foram feitas as estátuas da ilha de páscoa….

    Bom, estou me estendendo demais, boa matéria, boa coluna e continue mandando.

  • Junior

    Nossa que bando de anta…para se construie uma piramide, demorava-se em média 40 a 50 anos , eram empregados cerca de 200.000 trabalhadores , foi construido tudo de maneira braçal e artesanal , não tem nada a ver com ETS, espiritos e outras babaquices…Que existem seres de outro planeta , é obvio e matematicamente provavel, porém não acredito que eles viriam de tão longe para bancar um pedreiro aqui na Terra.Outra coisa : Pipas ??? para levantar um Bloco de pedra de 35 toneladas ??? vc deve tá de brincadeira

  • Pingback: Como se construíram as pirâmides? Créu nível 3 | Sedentário e Hiperativo - Blog()

  • Bom! O texto era muito interessante porque as pessoas aprendem muito mais sobre o passado .

  • eu queria uma experiencia muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • CyberJunior

    Que loucura! É incrível saber que tem pessoas que acreditam em uma loucura dessas principalmente na da grande pirâmide ser uma imensa bomba de água. Se de algum modo a água passasse por pedras de calcário não só deixariam marcas como apagaria qualquer pintura ou hieróglifo nas paredes da pirâmide, muito menos seria o lugar ideal para se conservar uma múmia.
    Querem saber sobre o motivo da criação das pirâmides? Então leiam o livro :
    O MEDALHÃO DE ATLÂNTIDA. A venda no site: http://www.biblioteca24x7.com.br e http://www.amazon.com

  • Pingback: Vinicius Cordeiro()

  • ana

    amei

  • rita

    eu tambem amei
    curto muito de voce ana

  • ana

    cada vez tenho mais saudades de voce minha ritinha
    nunca esquecerei aquela noite

  • Éder Brito

    Pipas? Bombas d’agua? xiiii…
    bom, a galera que fez essas teorias deve ser a mesma da do cara que era primo da xita e inventou que nós somos primos dos macacos neh?

  • A maneira que foram construidas vai continuar sendo um misterio,ate que venha o juizo final… Podem dizer que foram os ets as pipas o que quiserem.A questao principal para mim e que nos preocupamos demais em obter respostas para coisas misteriosas e nos esquecemos de que todo conhecimento ja adiquirido e suficiente para mudar um mundo individual dentro de todos nos.Nao tenham duvidas de todas as minhas certezas a mais real e estamos no fim o que importa blocos que pesam toneladas e como os ajuntaram.Subentendido, entendido ,valeu de qualquer forma o texto interesantisimo.

  • Luís

    Pessoal!
    Teorias são teorias, e à que as analisar, e claro, respeitar . . .
    Já li e ouvi dezenas delas, à cerca da construção e utilidade das pirâmides de giza plateau entre outros monumentos . . .

    Continuação de um bom trabalho.

  • bandido

    meus parabens! muito interessante!

  • Kiwi

    Voces estao falando que as pedras eram MOuduradas o erguidas por pipas

    Na antiguidade e no presente nuca existiram pedras por perto…
    eaw alguem sabe pq eu naum!

  • Nono

    Rapaz, xou mais acgreditar que o meu São Paulo será campeão do Paulista, Brasileiro e libertados rumo ao mundial de 2010.

  • jozé arroela

    porque sempre tem um idiota pra misturar merda de futebol onde não tem nada a ver com o assunto .
    não vai trabalhar não trouxa! fica ao torcendo para o sucesso destes boleiros ricos e famosos que além de tudo ainda te mostram o dedo pra vc enfiar onde quiser!
    eu torço pra mim mesmo…

  • isso tudo foi e é um misterio rande nuimguem sbe como eles contruiram realmente essa poiramides pq??os escravos não dariam conta e..nem tinhaa condiço~es para iosso acontecer

  • Sempre fiquei intrigado com a grandiosidade das piramides. Uma coisa que me parece muito interessante tambem é que alem dos egipcios, os maias e astecas tambem construiam piramides.

  • cassia

    ate agora nao comsegui fazer

  • leticia kallyne

    poxa, eu pedi como se faz um piramide, seu conseito na geometria, formulas, entra outras……
    colocar mais informaçaoes, seria bem melhor!

  • Rafael

    CALA BOCA SEUS EMO UAHUAHUAHUAHUHAUA

  • que pirâmede oq éeeéeé

  • danilo

    essa explicação é muito extraordinaria! e si, ficou duvidas A mais a o pensamentos dessas pessoas é muito inteligente!

  • sukiinha

    hahahahaha!

    PIRÂMIDES UM DOS MEUS VIICIOS
    ADORO TENTAR DESVENDAR O DESCONHECIDO ;D

  • Romolopes

    eu acredito que elas não foram construidas pelos humanos e sim por algum outro ser 

  • Vanianovo

    eu vou te mandar um covite

  • Jefferson

    Eu acho a teoria desse cara muito boa….Nassim Haramien, assistam a todos os videos dele, vai pelo menos fazer vc pensar um pouco

  • Joseval Oliveira

    Sem contar que naquelas épocas conforme relata as Escrituras haviam pessoas de tamanhos gigantes, que os homens aos seus olhos eram como crianças…

  • Paulo Caracik Akap

    …leiam O Antigo segredo da Flor da Vida. Drunvalo Melkzedec, Editora Pensamento

  • Lara

    Beleza já estou pronta para o meu trabalho. Muito obrigada, Kentaro….!

  • Paulo Cezar

    …teorias interessantes, Mas porque será que os arquitetos egípcios não perceberam que seria mais fácil transportar e finalmente construir com blocos menores? Ora, talhar blocos com peso entre 100 e 300 kg tornaria fácil o seu transporte. Mas talhar blocos de duas a dez toneladas…putz….qualquer felá mandaria seus capatazes à M…..
    Talvez construir com a maior dificuldade fosse a tara sexual dos antigos. Tinham tempo de sobra…..mão de obra abundante e etecoétera….
    Vamos falar sério…o motivo era outro…..