Regra de três – 01 – resposta

logica_mente

Puxa vida, vocês me surpreenderam nesse desafio. Mais de 2.500 respostas enviadas… quase 140% a mais que no desafio anterior.

Sim, é claro que vocês venceram… agora estou preparando um desafio extra pra enviar pra todo mundo que deixou seu email no formulário (aguardem que logo logo tá pintando por aí). Ah, e amanhã eu publico o novo desafio da semana.

Bem, então vamos às respostas deste.


regra-de-tres-01-resposta-2

(Regra de três – 01)

Tanto no primeiro desafio quanto no segundo a cor do contorno da figura de referência (elemento anterior ao “está para”) torna-se a cor de preenchimento da figura de destino (elemento posterior ao “está para”) e a mesma inversão ocorre com a cor do preenchimento da figura de referência , que vai ser a cor do contorno da figura de destino. A diferença é que no segundo desafio a figura de referência é duplicada para baixo e para a direita (e sobreposta à original).

O terceiro é um pouco mais trabalhoso, mas se você analisar separadamente cada um dos dois elementos que compõem a referência e o destino, ficará mais fácil de encontrar a solução. O primeiro elemento são as pequenas letras repetidas e o segundo elemento é a letra maior formada por essas letras repetidas. Estes dois elementos sofrem “operações” entre as posições de referência e destino, mas a dica mais importante é que existe um espelhamento horizontal (ou enantiomorfismo no sentido horizontal) na operação dos elementos, é por isso que o “b” fica parecendo um “d“, o “p” fica parecendo um “q” (ou vice-versa – ou será que o correto, agora, é viceversa?) e o “e” fica parecendo um “9“.

Curiosidade: nos três desafios a relação é de direção dupla, ou seja, tanto faz analisar como “a referência X está para o destino X assim como a referência Y está para o destino Y” quanto “o destino X está para a referência X assim como o destino Y está para a referência Y”. Existem casos onde a relação não é de direção dupla, como no seguinte:

peixe : água :: minhoca : ?

Neste é possível deduzir que a resposta seja terra (ou outro equivalente, como solo), mas na direção inversa:

água : peixe :: terra : ?

Aqui não é possível deduzir qual animal se está referenciando, vez que existem muitos outros, além da minhoca, que vivem na terra. Dar opções de resposta tornam esse desafio (nessa direção) solucionável (e bem mais fácil).

Agora vamos aos números.

Foram 2.534 respostas enviadas, sendo 1.113 corretas (44%):

E a relação de acertadores.

Na sequência (já sem trema, conforme nova regra ortográfica) eu publicarei os melhores Regra de Três Cultural que vocês mandaram (acho que vou passar a bola pra equipe do S&H fazer a seleção).

Ah, antes do fim uma última coisinha… não sei se vocês viram, mas tá rolando o Best Blog Brazil. Tá esperando o que pra entrar lá e votar no S&H na categoria Entretenimento? Eu sei que rola um cadastro e tals, mas é rapidinho (até eu consegui fazer e votar) e a tua participação é muito importante pra gente. Vê se corre, pois o prazo final é agora, dia 16.

É isso, qualquer coisa protesta aí.