Criptografia – 01 – resposta

logica-mente

Olá pessoal.

A mensagem decifrada é:

Olá leitor da coluna Lógica Mente, a resposta correta, em uma palavra, seria “depende”, mas pra confirmar que você conseguiu decifrar o texto, responda tudo em maiúsculas, assim: DEPENDE.

A técnica para cifrar a mensagem é pegar alternadamente as letras do começo e do final do texto e escrevê-las do fim para o começo, assim:

Então o que aparenta serem dois códigos, o primeiro de trás para frente e o segundo na direção normal, é na verdade o resultado da simples cifragem.

E para decifrar é só seguir o caminho inverso:

Resposta:

Então a resposta é: DEPENDE

Mas afinal, depende do que? Quem veio antes, o ovo ou a galinha?

Se pensarmos em ovo como uma estrutura contendo o óvulo fecundado,  reservas alimentares e camada externa protetora rígida, então é claro que o ovo apareceu antes da galinha, pois os répteis já brincavam disso muito tempo antes das galinhas existirem.

Mas se estamos falando de ovo da galinha, ou seja, ovo botado por uma galinha, então a galinha veio antes. Por outro lado, se estamos tratando de ovo de galinha, ou seja, de um ovo do qual apareceu uma galinha, então o ovo veio antes.

De qualquer forma, a pergunta não me parece muito honesta.

Quer se aprofundar um pouco mais em ovos e galinhas? Veja esses:

Ovo ou a Galinha? (Blog: Marco Evolutivo: Evolução e Comportamento Humano)

O ovo ou a galinha? (Blog: 100 nexos – leiam o excelente comentário do Patola)

Falsas dicotomias (Blog: Gene Repórter – sobre ovo ou galinha está na parte final do texto, mas leiam tudo que vale a pena)

Nota: Relendo meus comentários acima fiquei com a impressão de serem muito parecidos com os do Roberto Takata do Gene Repórter, então pode ter ocorrido plágio involuntário de minha parte, ao que, se for verdade, peço desculpas pela ausência do merecido crédito (14.04.2010 00:49).

Os números:

Foram 807 respostas enviadas, sendo 327 (41%) corretas:

Os acertadores:

E a relação de acertadores:

Menção honrosa (apesar do anonimato) também aos que responderam Dercy Gonçalves ou Hebe Camargo. 😉

Parabéns a todos e até o próximo desafio!

É isso. Qualquer coisa, protesta aí.

coluna lógica mente siga-me no Twitter assine o feed Mensa Brasil