Harry Potter e a Kabbalah

A Árvore da Vida é um diagrama da Psique do ser humano e carrega dentro dela a essência de todas as religiões, filosofias, artes, psicologia, espiritualismo e ciências.
Todos os Deuses de todas as religiões, criadas pelo homem, encaixam-se dentro de arquétipos demonstrados na Kabbalah, cuja essência é muito mais antiga do que o Judaísmo, que apenas organizou esta Árvore sob o critério do “Deus Único”.
Ateus e Crentes normalmente são estúpidos demais para compreender a grandiosidade dos deuses, permanecendo em suas crendices e brigando sobre eles serem “servos do diabo” ou “amigos invisíveis” ao invés de estudá-los pela sua beleza e pelo que eles realmente são: Imagens de nós mesmos.
Como ocultista, J.K.Rowlings teve (ou foi inspirada) a organização de toda a história de Harry Potter dentro da Jornada do Herói, fazendo com que mais de 400 milhões de livros fossem vendidos. Vejamos a seguir as correlações que ela fez (clique na imagem ao lado para ampliar)

Harry Potter começa a história imerso em Malkuth, o mundo “real” habitado pelos trouxas, ou Muggles. Seus tios e a vida padronizada e entediante que vivem, adormecidos para a imaginação.
Rubeus Hagrid (cujo nome carrega importante termo da Alquimia e Geomancia, em oposição a Albus, que falaremos mais adiante), o meio-gigante enviado de Hogwarts em seu décimo primeiro aniversário para conduzi-lo, tal qual Caronte conduz Orfeus, Hércules ou Dionísio através dos portais que os levarão do Mundo material para Ruach, ou o Mundo invisível. Hagrid representa Yesod, o condutor da iniciação.
Em sua Jornada, Harry tem como companheiros Hermione Granger e Ronnie Weasley, cujas essências são, respectivamente, o Intelecto e o Amor. Hermione é a aluna mais inteligente de Hogwarts, representando todos os deuses professores como Hermes/Toth e a Esfera dos símbolos de Hod; Rony, por sua vez, é puro coração e nobreza, representando a esfera amorosa de Netzach. Não por acaso terminam a história juntos.

Os maiores conselheiros de Harry durante a saga são Sirius Black (o Rigor) e Albus Dumbledore (a Misericórdia). Sírius representa, ao longo da série, Geburah, a Força de Vontade do Iniciado, vencendo toda sorte de provações e penitências, como a prisão em Azkaban, enquanto Dumbledore é Chesed, o mentor principal de Harry, fazendo as vezes do grande deus-Pai-celestial e protetor durante toda a saga. Faz o sacrifício maior junto a Saturno para que o Iniciado e seu grupo possam atravessar Daath, o Abismo (“Aquele cujo nome não pode ser pronunciado”).

Severus Snape representa Binah, ou Saturno. Aparentemente o vilão até que o conhecimento sobre todo o seu caráter é feito e sua posição é reconhecida. Na posição de Grande Cenário está Hogwarts, baseado no Castelo Rosacruz narrado nas Núpcias Alquímicas. Já fiz um post sobre isso chamado Harry Potter e as Núpcias Alquímicas.

Shakespeare é meu Pastor e nada me faltará!

@deldebbio é professor de História da Arte, Semiótica e Religiões Comparadas; autor da Enciclopédia de Mitologia e escreve para o Sedentário semanalmente na coluna “Teoria da Conspiração”.