Jogos Pervasivos se infiltram no Brasil

Na semana passada, um estranho telefonema de uma moça francesa, falando um idioma que combinava o francês com occitano, um idioma românico ainda falado no sul da França. Pesquisando na internet, descobriu-se que outras pessoas também receberam esta mesma ligação bizarra e que a mulher do outro lado da linha chama-se Vivienne Buffon, uma agente secreta que pedia ajuda desesperadamente para encontrar Gaetan Galhardo, um ladrão internacional que planeja retomar planos antigos para construir uma arma com alto poder de destruição – o raio da morte.

Através de telefonemas e das redes sociais, Vivienne revelou que Gaetan havia roubado o diagrama elaborado por uma grande empresa brasileira de energia, desenvolvido para aumentar a eficiência energética do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo de Galhardo é vender esta pesquisa para mafiosos e terroristas internacionais, que usariam para outros fins distantes de aumentar a eficiência em consumo de energia. Conforme o video a seguir.

Contudo, parece que os planos do bandido não aconteceram do jeito que ele imaginou e agora precisa recuperar inúmeros fragmentos deste diagrama, que estão escondidos na internet. Todos os indícios apontam que Gaetan Galhardo irá finalizar seu plano no Rio de Janeiro, especialmente nos dias que perpassam um importante evento – 50ª Feira da Providência.

O público também descobriu que toda esta performance serviu de rabbit hole – ou buraco do coelho, em português, uma etapa exclusiva deste estilo original de jogo eletrônico – criado para inserir o público dentro de um universo fantástico: o novíssimo mundo dos Jogos Pervasivos. Os Jogos Pervasivos (Pervasive Games) consistem em uma categoria recente de jogos eletrônicos cuja jogabilidade tem o potencial de mesclar espaços físicos e eletrônicos. Neste caso, por conta da tecnologia adotada (computação pervasiva), o game penetra e se espalha no mundo real, tornando-se parte da vida ordinária do público. O desafio oferece os mesmos ritmos e configurações de nossa experiência pessoal, podendo renovar os modos pelos quais interagimos com o outro e com o mundo, por meio de uma experiência lúdica articulada às novas tecnologias – mídias locativas, computação pervasiva, realidade aumentada, dispositivos sensíveis e baseados em localização.
Veja uma experiência de um jogo pervasivo nesse vídeo a seguir:

No Espaço InterAge, na Feira da Providência, o público poderá utilizar pela primeira vez no Brasil essa tecnologia de ponta. Os jogos pervasivos surgiram em 2001 e rapidamente se popularizaram pelo mundo afora, sobretudo em países como Estados Unidos, Inglaterra, Finlândia, Japão, Noruega e Suécia. No Brasil, A 50ª Feira da Providencia, evento que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 27 de novembro parece ser a porta para o público brasileiro experimentar os jogos pervasivos.
Entre no site e seja um caçador de energia e ajude a recuperar o diagrama de energia roubado por Gaetan Galhardo.