Quem vigia o Ceticismo Homeopata alheio?

Olá crianças,
Fiquei sabendo de um protesto bizarro que os ateus e céticos pretendem fazer Contra a Homeopatia amanhã (provavelmente o Kentaro deve falar alguma coisa) mas que me levantou várias dúvidas existenciais… Os sujeitos pretendem tomar “overdoses de homeopatia” e esperar que nada aconteça para “provar que nao tem nada ali”. Ok… Samuel Hahnemann escreveu em 1801 que tanto faz tomar algumas gotas ou um frasco inteiro a cada aplicação, visto que a eficácia estaria dentro do próprio corpo da pessoa através da reação energética a este medicamento, então se você não tem a doença, não importa quanto vai tomar daquele remédio, ao contrário da alopatia; mas tanto faz… eu não dou a mínima se funciona ou não; o ponto é outro.

Toda esta experiência 1023 é uma trollagem baseada em achismos e “confie em mim”… Quem nos garante que os céticos que forem atacados por uma CAGANEIRA MASTER por conta da experiência terão a coragem de admitir isso em público para seus amiguinhos céticos? Imagina você lá, metido a cético, querendo posar de gostoso para o James Randi e tendo uma caganeira sem limites na noite em que toma o frasco com água… e ai? Em quem podemos confiar para alegar a idoneidade disso? você ia contar pros seus amiguinhos céticos e pagar o mico do ano? Preciso responder?

Ah… me disse um cético pelo twitter… voce tem de confiar na gente” O Mindfuck é que isso é JUSTAMENTE o que os céticos tanto criticam nos outros, especialmente em médiuns, umbandistas e kardecistas com suas incorporações e psicografias. Vamos lá… “nós não acreditamos quando os outros falam, mas vocês precisam acreditar na gente agora“…

Fui pesquisar no Pubmed, o site mais respeitado de medicina do mundo, e achei 4.291 pesquisas. Um monte fala que funciona, um monte fala que não funciona e um monte fala que são inconclusivos. Fui fuçar em vários outros sites interessantes sobre Legislação em Homeopatia para tentar ver porque a Homeopatia é reconhecida como Especialidade Médica pelo Conselho Federal de Medicina , Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira e pela Organização Mundial de Saúde e achei muitos argumentos bons à favor.

Por outro lado, os testes que os céticos se apóiam são baseados em uma metodologia que é muito criticada pelos homeopatas. A Premissa da homeopatia é que é UM remédio feito sob medida para UM doente… portanto, os testes em que se administra UM remédio para 500 pessoas está com a metodologia errada (essa metodologia funciona para ALOPATICOS). Vão ser curados os que estiverem dentro das MESMAS condições psíquicas e emocionais que a pessoa para a qual aquele medicamento foi feito, o que deve dar os tais acertos compatíveis com o tal do placebo, a desculpa universal. Agora se os médicos foram avisados disso, e mesmo assim conduziram os testes, não seria desonestidade intelectual? A indústria homeopática fatura bilhões por ano, que a indústria alopática quer abocanhar… então não dá pra confiar em nenhuma das duas. e acredito que deve ter MUITA fábrica homeopata picareta, que vende MESMO água de torneira como sendo remédio.

Sou neutro para falar, porque pessoalmente não gosto da homeopatia nem de homeopatas, embora todas as vezes que a usei (a contragosto e só para não brigar com minha esposa) ela funcionou. Inclusive para me curar de uma alergia crônica e severa a gatos (que, antes do tratamento homeopático, havia me mandado para o hospital com edema de glote e hoje convivo muito bem com gatos de todo tipo). Quando tive o incidente, fui a um médico “de verdade” e, após os testes, ficou claro que eu tinha o tipo mais grave de alergia a pelos de gato e que, nas palavras dela, “o tratamento só seria recomendado se eu fosse veterinário e precisasse MUITO ficar próximo de gatos porque era caríssimo e bem agressivo”. Ok. dei a chance pra Homeopatia e em dois meses estava convivendo normalmente com a Gimmel, a gata da minha esposa. Claro que centificamente nao vale, blá-blá-blá… amostragem, blá-blá-blá… placebo… blá-blá-blá… sorte… blá-blá-blá… wiskas sache… FATO é que eu fiz do jeito certo e funcionou. Palavra da Salvação!

Vamos às recomendações. Um remédio homeopata:
– Não pode ficar perto de aparelhos eletro-eletrônicos (o que significa que, se voce o carregar ou deixar perto do computador ou celular ele ficará zoado). Isso significa que a fábrica deve trabalhar sem eletricidade! Colocar uma máquina elétrica para diluir o remédio já faz, por definição, que ele perca as qualidades… e isso foi dito no século XIX…
– Não pode guardar na geladeira (pelo princípio acima)
– Não pode ser misturado com cânfora ou hortelã, ou seja, quem está em tratamento deve mudar a marca de pasta de dentes.
São regrinhas básicas mas que o povo não respeita… depois não adianta ficar de mimimi se não funcionar.

Os defensores da Homeopatia também não ajudam em nada… Tem infeliz querendo usar até em doenças como HIV, Malária, Influenza e Diarréia Infantil, coisas que não estão nem de perto no escopo das doenças tratáveis com homeopatia.

Obviamente a única resposta verdadeiramente cética e honesta para a questão se a homeopatia funciona é: NÂO SABEMOS. Todo o resto é crença e politicagem que envolve MUITO dinheiro dos dois lados…

[PS] – Obviamente, sexta e sábado a noite recebemos muitos comentários de trolls alegando que eu agora me tornei “defensor da homeopatia”. Um infeliz até colocou “que aposta que eu sou contra vacinas” entre outras imbecilidades. Será é muito complicado pedir para que as pessoas ao menos lessem o texto antes de comentar?