Air France e Airbus

barra-dm1

Olá pessoal!

Hoje duas marcas que apareceram bastante na mídia na última semana: Air France e Airbus. Pena que apareceram por um motivo trágico.

Gostaria também de saber se vocês podem dar uma olhada nas minhas tirinhas humorísticas, o Misantropos. É legal, eu juro!

Um abraço!

Eduardo Nicholas

AIR FRANCE – França. Companhia aérea. 1933.

afVocê deve associar os aviões ao transporte de pessoas, mas no início essas máquinas voadoras foram mais usadas mesmo para o transporte de carga. Os correios logo passaram a aproveitar todo o potencial da invenção, formando uma grande rede de entregas agora bem mais rápidas.

Na França não foi diferente. Em 1933 quatro das maiores empresas de transporte do país se uniram, juntamente com o serviço aéreo de correios, para criar a Air France (Ar França, esse air não é inglês, é francês mesmo). Inicialmente transportando carga, não demorou para que a companhia incluísse também o transporte de passageiros.

Mesmo durante a II Guerra Mundial a empresa continuou funcionando, baseada em Casablanca, no Marrocos. Terminado o conflito, em 1945 o governo estatizou toda a aviação civil do país, tornando a Air France umas das poucas companhias aéreas da França.

Contando com toda essa vantagem da pouca concorrência, a empresa passou a investir na qualidade de seus serviços de bordo. Foram eles os primeiros a incluírem comidas mais sofisticadas para serem servidas aos passageiros. A rota Paris Nova Iorque é até hoje um sucesso comercial. Aliás, o semimonopólio do mercado interno e a preferência pelo mercado norte-americano tornaram a empresa ainda mais forte.

A Air France foi pioneira no uso do jato comercial, o qual diminuiu consideravelmente o tempo das viagens. E você deve se lembrar que eles também foram os responsáveis por operar a primeira rota do Concorde, único avião supersônico voltado para o transporte de passageiros.

Todas essas ações foram recompensadas: em 1992 o governo francês decidiu fundir todas as suas companhias áreas em uma só, criando uma denominação única. Adivinha que marca sobrou? Estava criado o Air France Group, que já era um dos maiores do planeta, e mais tarde viria a se unir à holandesa KLM para criar a maior companhia aérea do mundo.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Pouca gente sabe, mas o logo da Air France é o desenho de um cavalo marinho alado. As cores das asas são as mesmas da bandeira da França. As tiras azuis, vermelhas e brancas que formam o logotipo usado comercialmente foram retiradas dessas asas.

2 – O desenho do cavalo marinho alado foi retirado da Air Orient, uma das empresas que formaram a Air France em 1933.

3 – A Air France já começou suas atividades contando com 259 aeronaves.

AIRBUS – França. Aviões. 1967.

airbusSe você não é rico e já viajou de avião, agradeça a uma invenção chamada wide-body aircraft, algo que numa tradução literal significa avião de fuselagem larga. Até a década de 70 ficava muito caro comprar passagens aéreas de longa distância, uma vez que as aeronaves eram pequenas (poucos assentos) e precisavam parar mais vezes para abastecer. Foi então que a Boeing lançou o seu modelo 747. Inicialmente projetado para ser um avião militar de carga, o 747 não foi aceito pela Força Aérea Americana. A Boeing então decidiu transformá-lo em uma aeronave para passageiros de grande capacidade.

Praticamente na mesma época, um grupo de empresários europeus baseado na França criou uma companhia para concorrer com as grandes fabricantes de aviões dos EUA. Seu primeiro projeto era muito parecido com o 747 da Boeing: um avião com uma fuselagem grande, capaz de levar mais passageiros e voar distâncias mais longas. A idéia era tornar os vôos mais baratos e, assim, acessíveis ao cidadão com renda comum. O conceito foi lembrado na hora de criar o nome da empresa, que une os termos Air (ar) e Bus (ônibus).

O primeiro modelo, o Airbus A300, foi um sucesso comercial, disputando o mercado de igual para igual com o Boeing 747. As duas aeronaves revolucionaram a aviação mundial, aumentando a capacidade de transporte e deixando as passagens mais em conta para o consumidor.

É claro, mais passageiros em um mesmo avião também acarretaram uma trágica consequência: hoje em dia, quando ocorre um desastre aéreo, o número de mortos sempre é elevado.

Curiosidades de sobremesa

1 – O 747 foi apelidado de Jumbo Jet, devido às suas grandes dimensões. A palavra Jumbo tornou-se sinônimo de algo grande, tal era a fama de monstruoso do 747.

2 – O termo jumbo, por sua vez, veio de um elefante que viveu no fim do século XIX. Nascido no Sudão e posteriormente comprado pelo zoológico de Paris, o animal tornou-se famoso pelo tamanho (4 metros de altura) e por ser bastante dócil. Vendido a um empresário norte-americano, Jumbo morreu atropelado por um trem no Canadá, enquanto supostamente tentava salvar um elefante mais novo.

3 – O Airbus A380 é o maior avião de transporte de passageiros do mundo. Até seu lançamento esse posto era do 747 da Boeing.

 

Twitter do Eduardo Nicholas: www.twitter.com/eduardonicholas