Hang Loose, Bulova e Quaker

barra-dm2

HANG LOOSE – Brasil. Vestuário. 1986.

Você certamente conhece a Hang Loose, a maior empresa de surfwear do Brasil. O que você não sabe é que a origem da marca deles está associada a dois caras: um deles é o paulista Álfio Lagnado. O outro é um surfista havaiano com a mão direita mutilada.

hangloosePara entender como tudo isso se encaixa, vejamos primeiro a vida de Lagnado. Apaixonado por surf, desde pequeno ele curtia pegar ondas, numa época em que no Brasil o esporte ainda estava longe de ser popular. Depois de se formar em economia, Lagnado pensou se seria possível ganhar a vida trabalhando somente com surf. Naquele tempo ele tinha um amigo que já tirava algum dinheiro vendendo roupas para surfistas. Como sua família tinha uma pequena loja de confecção, ele acabou produzindo algumas peças para a loja do amigo. Pouco tempo depois, o empreendimento começou a faturar e Lagnado finalmente podia viver do surf.

Passam-se os anos e, durante uma viagem ao Havaí, ele decide que é hora de ter sua própria empresa. Na hora de batizar a nova marca que estava surgindo, ele pensou em escolher um nome que simbolizasse da melhor forma a cultura do surf.

E para entender o nome que Lagnado escolheu para sua empresa, precisamos contar agora a história do nosso surfista da mão mutilada. 

Ele viveu no Havaí, 900 antes de Cristo. Certo dia, contemplando o imenso Oceano Pacífico, lhe veio à mente uma idéia mágica: e se eu pegar uma prancha e deslizar sobre essas ondas? Pegou um pedaço de madeira, entrou na água e criou um dos esportes mais populares do mundo.

Nos primeiros dias de surf tudo foi curtição. O pessoal da tribo vinha até a praia para ver as manobras. Outros nativos faziam novas pranchas para experimentar também. Porém, para infelicidade do nosso inventor, um desastre aconteceu. De tão empolgado pegando onda, ele esqueceu completamente dos tubarões. A desatenção custou um belo ataque, na qual o primeiro surfista da Terra levou uma mordida na mão e acabou perdendo três dedos da mão direita. Só sobraram o polegar e o mindinho.

Todos sabem que tubarões não gostam de carne humana, por isso o nativo foi poupado. Longe da costa, sangrando e quase se afogando, ele levantou a mão ferida implorando por ajuda. As pessoas na praia viam a cena e quase não podiam acreditar naquela mão que saia da água sustentando apenas dois dedos.

Apesar da gravidade do ferimento, o pioneiro do surf sobreviveu. Diz a lenda que mais tarde ele se tornou um dos maiores reis do Havaí. Sempre que saia nas ruas, saudava a multidão com sua mão direita estendida, três dedos faltando. Com o tempo os havaianos passaram a imitá-lo, se cumprimentando com três dedos fechados na palma da mão, enquanto o polegar e o mindinho permaneciam estendidos.

A tradição se incorporou na cultura havaiana e existe até hoje.  Ao se encontrarem, os nativos fazem o gesto com a mão e dizem “shaka brah”, uma expressão na língua nativa que significa algo como “tudo certo”.

Quando chegaram no Havaí, os norte-americanos gostaram do gesto e da expressão. Inventaram então um termo em inglês correspondente ao “shaka brah”. Estava criado o hang loose, uma gíria que ao pé da letra significa “pendurado solto”, mas que na verdade serve mesmo para dizer “tudo relax meu irmão!”.

Você se lembra que o Álfio estava no Havaí pensando no nome da sua nova marca? Nem preciso dizer que ele escolheu Hang Loose. E ainda colocou o gesto shaka como logotipo.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Essa história do surfista com a mão mutilada é só uma das muitas lendas que explicam a origem do gesto shaka. Outra versão afirma que o responsável por criar o gesto foi um homem chamado Kalili Hamana. Ele trabalhava no Havaí moendo cana-de-açúcar quando a máquina esmagou sua mão, sobrando só o polegar e o mindinho. Aposentado, Kalili passou a trabalhar na estação dos trens que saiam carregados de açúcar. Sua função era conferir se não havia ninguém na linha antes do trem partir. Ao concluir que tudo estava bem, ele levantava a mão mutilada e dizia “tudo certo”. Estava criado o gesto do shaka.

2 – Aliás, que fique registrado, o gesto do shaka também significa a letra Y na linguagem de sinais (para surdos e mudos) dos EUA.

paoa13 – Surfistas misteriosos à parte, o pai do surf moderno é mesmo o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Medalhista olímpico de natação, ele falou para todos que seu desempenho na água era por causa do surf. O mundo inteiro então passou a se interessar pelo esporte.

4 – As primeiras pranchas de surf eram de madeira e podiam pesar até 80 quilos. Não dava para fazer muitas manobras com um trambolho desses, por isso o surf fica mais emocionante (e mais comercial) com a introdução de materiais mais leves para fabricação de pranchas.

5 – O amigo de Álfio que vendia roupas de surfista era o Sidão, famoso dono da primeira marca de surfwear do Brasil, a OP (Ocean Pacific).

6 – Além de ter sua marca de roupas para surf, Álfio também é responsável por tornar o esporte popular no Brasil. Entre as muitas ações que ele tomou nesse sentido, destaca-se a organização da primeira etapa do Mundial de Surf realizada no Brasil, em 1986. Foi na praia da Joaquina, em Santa Catarina.

BULOVA – Estados Unidos. Relógios. 1875.

Em 1875 o imigrante tcheco Joseph Bulova abriu uma joalheria em Nova Iorque. Ele ficou mexendo com isso durante 36 anos, até resolver fabricar relógios de mesa. Acontece que ele era muito bom, e todos os seus produtos sumiam das prateleiras. Esse sucesso se devia ao fascínio que Bulova tinha pela horologia, ciência que estuda a medição do tempo e pesquisa instrumentos para medi-lo. Pense o seguinte: como sabemos a duração exata de um dia? Ora, é simples, é o tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno de si mesma. Como medimos esse movimento? Observarmos o sol na alvorada e no ocaso.

No entanto, veja bem, isso não dá precisão alguma, pois o amanhecer e o entardecer mudam de acordo com a estação do ano. Sendo assim, para se saber o tempo exato de um dia, é preciso agregar outros elementos. Bulova já tentava isso em 1920, quando mandou construir um observatório em cima de um prédio um Manhattam com o intuito de analisar o movimento das estrelas.

bulova1O empenho do empresário nesse campo se refletiu com o ganho de prestígio de seus relógios e com o convite da Nasa para construir mecanismos de precisão usados nas missões espaciais da agência. Por esse motivo, os primeiros homens na Lua levavam consigo tecnologia desenvolvida pela Bulova. Essas inovações usadas no espaço ajudaram a analisar o movimento da Terra tendo como referência outras estrelas além do sol, aumentando a precisão e descobrindo que um dia sideral tem exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Na verdade um ano tem 365 dias e 6 horas. Essa diferença é compensada com mais um dia (29 de fevereiro) nos anos bissextos. Mas esse é dia de acordo com o movimento de rotação da Terra tendo o sol como referência. Se levarmos em consideração a duração do dia medido em relação a outras estrelas (dia sideral), ele encolhe para 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

2 – A Bulova atingiu um nível de padronização e precisão tão grande que foi a primeira a fabricar relógios que podiam intercambiar entre si peças de modelos diferentes.

3 – A empresa foi pioneira também no marketing, sendo uma das primeiras a pagar por um comercial de rádio com transmissão nacional.

4 – O sobrenome Bulova tem origem no termo polonês bulawa, palavra que se refere a um tipo de cetro cerimonial.

QUAKER – Estados Unidos. Alimentos. 1901.

quakerNo século XVII um inglês chamado George Fox criou uma nova doutrina, batizada de Religious Society of Friends (RSF). A religião concebida por ele tinha como base o cristianismo, apesar de rejeitar os ideais convencionais de sacramento, ministério e credo pregados pela Igreja Católica Apostólica Romana. Basicamente eles passaram a seguir os chamados “Testemunhos”, uma série de textos que pregam a paz, a igualdade entre as pessoas, a busca pela simplicidade e a integridade do caráter.

Assim como toda nova religião, a Sociedade sofreu perseguições, o que levou seus adeptos a criarem comunidades fechadas, nas quais a liberdade de culto poderia ser mantida. Nesses locais o estilo de vida era muito rígido, à parte de qualquer tecnologia e com uma produção agrícola de subsistência.

Esse comportamento peculiar tornou a RSF conhecida no mundo todo. Um dos resultados dessa popularização foi a criação do apelido quaker, usado para se referir aos praticantes da doutrina. O termo surgiu de uma frase que George Fox sempre dizia aos seus seguidores: tremble at the word of the Lord (tremam diante da palavra do Senhor). O verbo tremble (tremer) tem como sinônimo a palavra quake, que recebeu o R no final e transformou-se num substantivo (quaker, numa tradução pobre, algo como tremedor).

fox1Cessadas as perseguições o mundo passou a aceitar os quakers e, além disso, admirar a qualidades dos alimentos produzidos por eles, principalmente os cereais. Aproveitando-se dessa fama, um grupo de três empreendedores, liderados por Ferdinand Schumacher, teve a idéia de comercializar aveia laminada usando como marca o apelido quaker.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Os fundadores da empresa Quaker não tinham nenhuma ligação com a Religious Society of Friends.

2 – Aliás, os adeptos da doutrina, 600 mil ao todo, rejeitam completamente esse apelido.

3 – O logotipo da companhia é a figura de um quaker em seus antigos trajes típicos.