O mistério do Sonrisal

 Barra DM

Olá pessoal!

Durante a última semana os leitores da coluna Dicionário das Marcas ajudaram a recuperar a memória de uma das marcas mais famosas do Brasil. Vocês bem lembram que eu tentei descobrir o significado do nome Sonrisal, mas a empresa dona da marca não tinha mais essa informação. De acordo com a GlaxoSmithKline Brasil, o nome é muito antigo e sua etimologia está perdida para sempre.

Por isso talvez nunca saberemos a explicação oficial sobre o significado do termo sonrisal. No entanto, o conceito proposto por alguns leitores parece ser o que mais se aproxima do que seria lógico para a criação do nome.

Veja você mesmo!

Eduardo Nicholas

SONRISAL – Chile. Antiácido. 1932.

O primeiro a mandar uma sugestão embasada foi o leitor Diego de Oliveira Martins. Ele descobriu que o responsável pela criação do Sonrisal foi um laboratório chamado Sidney Ross. Uma de suas sedes era no Chile, pois o Ross atuava em parte da América Latina como representante de um outro laboratório maior, o norte-americano Sterling Winthrop. A Ross lançou no mercado chileno um sal de frutas, produto que já era conhecido de todos, não era uma novidade. Por isso eles tiveram que criar uma estratégia de marketing que fizesse a diferença. O plano começou a funcionar já na escolha do nome da marca.

Isso porque sonrisal seria a mistura das palavras em espanhol sonrisa (sorriso) e sal. Uma óbvia combinação para expressar a idéia de que tomar o antiácido (sal de frutas) faria o consumidor voltar a sorrir, deixando a incomoda indigestão no passado. Até aí a teoria do Diego (e posteriormente de outros leitores) tinha lógica, porém faltava uma prova mais evidente.

Eis que recebo então a contribuição de Alex Mazahta. Ele achou na Internet esse cartaz:

Sonrisal

É uma publicidade da marca que traz uma referência à sua etimologia. O slogan “Sonría con Sonrisal” mostrou claramente a intenção dos publicitários ao misturar as duas palavras.

Caso encerrado? Acho que sim, só se a GSK apresentar algo diferente. É claro que tivemos outras teorias para explicar o nome Sonrisal. Foram elas:

1 – Seria uma referência ao termo em inglês sunrise, de modo a dar ao consumidor a idéia de que, após usar o remédio, a noite (a dor) passaria dando lugar ao sol (alívio da dor).

2 – A junção de son (referência ao som de borbulhas), ri apenas como conjunção e sal do sal de frutas mesmo.

3 – Sobrenome do personagem de Renato Aragão, o qual dizia que o nome completo de Didi seria Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo.

4 – Derivado da união dos termos em inglês son (filho) + rise (ascensão). No caso, as mães dariam o medicamento aos filhos que estariam cabisbaixos por causa da dor, provocando a melhora (ascensão).

5 – Prancha redonda usada para deslizar nas ondas que quebram na beira da praia.

6 – Um combinação de parte dos nomes das substâncias que compõem o medicamento.

Além disso, recebido a foto abaixo, referência ao Rio Sonrisal na Bahia. Não consegui descobrir porque batizaram esse curso d’água com esse nome, mas me parece que foi a marca que batizou o rio, não o contrário.

DSCF5392-1
De qualquer forma, declaro dois vencedores para dividir o prêmio: Diego de Oliveira Martins e Alex Mazahta, uma vez que foram rápidos no envio e suas informações embasadas se complementaram. Cada um vai ganhar R$ 25,00, me mandem o número da conta!

Obrigado pela participação de todos! Semana que vem voltamos à programação normal, sem mais mistérios!

 

Twitter do DM: www.twitter.com/eduardonicholas
Thaimue Sabonetes Esculpidos: thaimue.elo7.com.br