Pepsi, Perrier e Pizza Hut

barra-dm4

PEPSI-COLA – Estados Unidos. Refrigerante. 1898.

pepsiAssim como a sua rival Coca-Cola, a Pepsi foi concebida e batizada no meio farmacêutico. Mas a história tem duas versões. A primeira é bonitinha. A segunda está nas Curiosidades de Sobremesa. Dizem que tudo começou quando o pesquisador Caleb Bradham buscava desenvolver um remédio para combater a dispepsia, conhecida comumente como indigestão. Esse tipo de indisposição estomacal pode ter muitas causas, porém nos casos mais simples é só porque a pessoa comeu demais, comeu muito rápido ou ingeriu algo exageradamente gorduroso.

A idéia de Caleb era dar um jeito de melhorar a vida de quem se sentia mal por causa de uma dispepsia. Para isso ele aprendeu em detalhes o funcionamento do estômago. Em suas pesquisas percebeu que o segredo era trabalhar com a pepsina, uma das enzimas responsáveis pelo processo de digestão. Em pouco número no suco gástrico, ela acaba por retardar a quebra dos alimentos, dando ao indivíduo uma sensação de estufamento.

 

Porém, com a quantidade certa de pepsina no estômago a digestão funciona bem melhor. Com isso em mente, Bradham chegou a uma fórmula medicinal que associava cafeína e extrato de noz de cola, substâncias que estimulam a fabricação de pepsina. Para tornar a bebida mais gostosa, ele incluiu outros elementos, como baunilha e açúcar. O remédio agradou tanto ao paladar que muitas pessoas passaram a tomá-lo mesmo sem estarem doentes.

Cinco anos depois de criada a bebida, que até então era conhecida como Brad’s Drink, Caleb a rebatizou como pepsi-cola, usando as cinco primeiras letras do termo pepsine mais a palavra cola.

Curiosidades de Sobremesa

1 – A Pepsi foi vendida por Caleb em 1931 porque os negócios não iam nada bem, resultado da grande crise econômica iniciada em 1929. Depois de passar nas mãos de outro empresário, que também faliu, ela finalmente foi vendida a um homem chamado Charles Guth. Dono de uma fábrica de doces e de pontos que vendiam refrigerantes, Guth procurou a Pepsi porque a Coca-Cola se negou a lhe vender seu xarope por um preço mais em conta. Depois de umas mudanças na fórmula e muita publicidade, o refrigerante fez sucesso.

2 – Aliás, essas mudanças na fórmula da Pepsi são motivos de divergência. Algumas teorias dizem que Caleb não criou remédio nenhum. Ele somente tinha visto o sucesso da Coca-Cola e resolveu fazer uma bebida doce e com gás, com nada demais na fórmula além de baunilha e açúcar. A cafeína e a noz de cola teriam sido inseridas por Guth, que já havia trabalhado com a Coca-Cola e sabia que esses ingredientes faziam a fama daquele refrigerante. Por que? Principalmente pela cafeína. Ela é um poderoso estimulante e ainda vicia.

3 – A idéia de que havia pepsina na fórmula da Pepsi é falsa, apesar de difundida.
 
4 – Estima-se que 40% da população mundial sofra com algum tipo de dispepsia.

5 – Por muito tempo a Pepsi usou sua publicidade para sustentar que o gosto de seu refrigerante era igual ao da Coca. Felizmente os executivos da empresa perceberam que era melhor investir no diferencial.

6 – Apenas na Arábia Saudita e em algumas províncias do Canadá a Pepsi vende mais que a sua maior rival.

7 – Foi durante a gravação de um comercial para a Pepsi, em 1984, que um efeito pirotécnico queimou os cabelos do astro pop Michael Jackson.

8 – Em 1999 Britney Spears foi contratada para ser garota-propaganda da marca. O acordo durou dois anos, até a cantora ser flagrada tomando uma lata de Coca-Cola.

9 – A Pepsi foi a primeira a vender seu refrigerante em garrafas de dois litros e a oferecer ao consumidor uma versão diet da bebida.

PERRIER – França. Água mineral. 1898.

Diz a lenda que em 218 a.C, o legendário Hannibal e seu exército passavam pela região da cidade de Vergéze, na França, quando resolveram armar acampamento para descansar. À procura de mantimentos, os soldados acabaram encontrando uma fonte de água com gás (carbonada). Outros dizem que foram os próprios romanos que acharam a fonte e já a utilizavam antes do nascimento de Cristo.

louis_perrier1Teorias à parte, o caso é que muito tempo depois o local caiu nas mãos de Alphonse Granier, um esperto homem de negócios. Foi ele o primeiro a ver potencial na fonte, tendo a idéia de vender a água com gás em garrafas. Porém, foi um de seus sócios que conseguiu dar o pulo do gato. O Doutor Louis Perrier teve o insight de dar à água carbonada o status de remédio, ou seja, deu a ela uma atribuição medicinal.

Por causa dele o povo de toda a Europa começou a tomar água com gás. Porém, ele nunca se tornou dono da companhia. Na verdade, seu nome só apareceu como marca depois que a fonte foi vendida para um empresário inglês. Ele reconheceu que seu produto só era um sucesso por causa das contribuições do Doutor Perrier.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Água carbonada é aquela que possui ácido carbônico, elemento que produz “bolhinhas”. Ela pode já sair assim da fonte ou ser carbonada artificialmente.

2 – Hannibal foi um dos maiores gênios militares da História. Liderando o exército cartaginês, ele lutou contra os Romanos nas Guerras Púnicas.

3 – Uma garrafa de Perrier chega a produzir 50 milhões de bolhas.

4 – Quem já bebeu dessa água sabe que ela é muita boa, principalmente se comparada a outras marcas da Europa. Por lá as boas fontes são raras e muitas vezes a qualidade da água nem chega perto das encontradas aqui na América do Sul.

PIZZA HUT – Estados Unidos. Pizzaria. 1958.

pizza-hut_logoPouca gente sabe, mas a pizza original deve ser redonda e incluir, pelo menos, queijo mussarela e molho de tomate. A versatilidade do prato fica por conta dos outros ingredientes, que podem variar desde a tradicional calabresa até uma fruta exótica como o kiwi.

De seus primórdios até o século XXI, a pizza ganhou restaurantes especializados em praticamente toda parte do mundo. O mais conhecido deles é a Pizza Hut, fundada em 1958 pelos irmãos Frank e Dan Carney. Com um capital de apenas 600 dólares, emprestados pela mãe, os dois começaram o negócio.

Quase sem grana, o jeito foi alugar uma loja mais em conta. Escolheram então um prédio esquisito e meio abandonado, em forma de cabana. Essa aparência serviu para compor a marca da empresa, que uniu o nome do principal produto (pizza) à palavra inglesa hut (cabana).

Outra teoria afirma que a pouca grana fez com que os dois irmãos só pudessem comprar um letreiro pequeno para a primeira pizzaria. Depois de escreverem a palavra “pizza”, só sobrou espaço para um nome com três letras. Daí entrou o termo hut, para dar a idéia de “cabana da pizza”.

Independente do nome, o sucesso da Pizza Hut se deu por suas inovações mercadológicas. Eles elevaram a pizza ao status de prato “sério”, não de um lanche qualquer. Fazia parte do plano abrir a pizzaria de noite, coisa que não era nada popular nos EUA. Essa mudança foi tão profunda que até hoje é difícil encontrar uma pizzaria mais tradicional (que não vende pizza por pedaço) que funcione de dia.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Acredita-se que as primeiras pizzas tenham sido feitas em colônias gregas localizadas no nordeste da Itália.

2 – Foi exatamente nesse país que o prato se popularizou, tornando-se mais tarde conhecido no mundo todo.

3 – Mesmo com seus milhares de restaurantes espalhados pelo planeta, a Pizza Hut jamais ousou entrar no mercado italiano. Será respeito?

4 – Acredito que não. Sabem os especialistas que as melhores pizzas do mundo não são feitas na Itália, mas sim na cidade de São Paulo.

5 – A Pizza Hut hoje pertence à PepsiCo.

 

Aviso

Olá pessoal!

Agora eu tenho um Twitter. Lá eu falo sobre conteúdos com os quais tenho contato diariamente. Falo também sobre coisas ordinárias. O caso é que não conheço ninguém com Twitter, então queria acrescentar pessoas. Quem tiver e quiser entrar, eu adiciono na hora!

Obrigado!

Eduardo Nicholas

http://www.twitter.com/eduardonicholas