Victorinox, Avon e Chester

modelo-dm1

VICTORINOX – Suíça. Canivete. 1884.

Diz meu avô que um homem esperto sempre leva consigo um canivete. Eu acredito nessa máxima, por isso não saio de casa sem o meu. Muita gente acha que é bobagem, afinal não moramos na selva. Bobagem é dizer uma coisa dessas, pois só quem tem canivete sabe o quanto é útil carregar um no bolso.

victorinoxDe todos que existem, os fabricados pela Victorinox são os mais famosos. Mais conhecido como canivete suíço, esse produto começou sua história pelas mãos de Karl Elsener, um cuteleiro que fabricava facas para o Exército Suíço. Durante um ano ele trabalhou nisso, até que empresas alemãs passaram a oferecer produtos mais baratos aos militares, deixando Elsener à beira da falência.

Engenhoso e teimoso, o empresário nem pensou em desistir. Concentrou então todo o seu esforço num novo projeto, um canivete que, além da lâmina comum, trazia em sua estrutura outras seis funções. O invento foi um sucesso e logo o exército voltou a comprar os produtos de Elsener. Esse reconhecimento permitiu à companhia usar como logomarca a cruz suíça, símbolo militar do país.

 karl-elsener1Até esse ponto o invento de Karl se chamava Offiziermesser, em alemão algo como “canivete do oficial”. Foi então que a mãe dele morreu, levando-o a rebatizar o produto com seu nome, Victoria. Anos depois, em 1921, essa denominação seria alterada em virtude de uma inovação tecnológica. Isso por que, dessa data em diante, as facas da empresa passaram a ser feitas de aço inoxidável (stainless steel), avanço que Elsener resolveu incluir na marca, formando um acrônimo que mesclava o nome da sua mãe ao novo material.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Os canivetes Victorinox fazem parte do equipamento padrão que os astronautas da Nasa levam ao espaço.

2 – Na verdade, a funcionalidade do Victorinox fez com que ele estivesse presente em expedições nos quatro cantos do planeta, incluindo o monte Everest, o Pólo Norte e a floresta amazônica, entre outros.

3 – O canivete também é famoso por salvar vidas. Estima-se que mais de 10 mil pessoas já puderam receber um procedimento médico de emergência por causa de um Victorinox. É muita gente, mas o número deve ser maior, pois não é possível calcular o uso em outras situações de perigo.

4 – Por que canivete suíço? Porque durante a Segunda Guerra Mundial seu nome original (Offiziermesser) era praticamente impronunciável para os soldados americanos, que receberam alguns durante o combate. Sabendo que a arma vinha da Suíça, os caras passaram a chamá-la de Swiss Army Knife (faca do Exército Suíço).

5 – O primeiro Victorinox  possuía seis funções: lâmina, punção, abridor de latas, chave de fenda, lâmina pequena e saca-rolhas.

6 – Um dos mais complexos canivetes da marca agrega 35 ferramentas. São elas: lâmina grande, lâmina pequena, serra, lixa de metal, lixa de unhas, limpador de unhas, tesoura, serra de madeira, escamador de peixe, saca-anzóis, régua, alicate, cortador de fios, crimpador, lente de aumento, chave Phillips, abridor de garrafa, chave de fenda 6 milímetros, desemcapador de fios elétricos, abridor de lata, chave de fenda pequena 3 milímetros, saca-rolha, formão, raspador, gancho multi-funções, chave de fenda fina 2 milímetros, punção, escariador, agulha, argola, pinça, palito de dente, caneta pressurizada, alfinete e mini-chave de fenda.

 

AVON – Estados Unidos. Cosméticos. 1886.

Caso você se considere alguém interessado em literatura, certamente já deve ter ouvido falar de uma obra chamada Hamlet, do famoso autor William Shakespeare. É dessa obra que vem uma máxima bastante conhecida e, em geral, de significado completamente desconhecido por nós, simples mortais: ser ou não ser, eis a questão… Mais certo do que o seu conhecimento sobre Shakespeare é o fato de, algum dia na sua vida, ter passado em suas mãos um catálogo de produtos da Avon.

stratford-on-avonPorém, o que um dos maiores escritores da língua inglesa tem a ver com uma das maiores fabricantes de cosméticos do mundo? A resposta está no terceiro parágrafo. No entanto, para ficar mais interessante, vamos voltar a 1886, ano em que David McConnell, fundador da empresa, vendia livros de porta em porta na Califórnia. Para aumentar as vendas das obras, ele passou a oferecer como brinde um vidrinho de perfume. Com o tempo McConnell percebeu que o brinde fazia mais sucesso que os livros e resolveu mudar de ramo, passando a vender somente perfumes.

A empreitada foi muito bem sucedida e, quando os negócios se firmaram, David expressou todo o amor que sentia pelos livros (seu antigo ramo) batizando a empresa com um pedaço do nome da cidade inglesa Stratford on Avon, local de nascimento de William Shakespeare.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Antes de se chamar Avon, a empresa de David McConnell tinha o nome de Califórnia Perfumes.

2 – O grande diferencial da Avon sempre foi a venda de porta em porta, principalmente aquela feita por mulheres. Apesar da idéia ter sido de McConnell, foi uma mulher chamada Florence Albee que formou o primeiro grupo de revendedoras dos produtos da empresa.

3 – Atualmente a Avon atua em 140 países. São mais de 3 milhões de revendedoras espalhadas pelo mundo, 700 mil só no Brasil.

4 – Por algum motivo, antes de pesquisar sobre a marca, eu achava que o nome era uma brincadeira com o termo nova, uma vez que avon é essa palavra escrita ao contrário. Acho que pensei isso por saber que a empresa fabrica produtos para que as mulheres pareçam mais jovens.

5 – Stratford on Avon tem cerca de 20 mil habitantes. Vive basicamente do dinheiro dos turistas que vão até lá para conhecer a casa onde Shakespeare nasceu.

 

CHESTER – Brasil. Ave. 1982.

chesterreal12009 chegando, a gente vai se preparando para a ceia do ano novo. Aquele exagero de comida que claramente não será consumida toda de uma vez. O resultado é o famoso requentado do dia 1º de janeiro.

Há muito no Brasil o peru era a estrela do ritual gastronômico que comemora o novo ano ou o Natal. No entanto, de 1982 para cá, uma outra ave passou a ser a preferida das donas-de-casa.

A marca surgiu da palavra inglesa chest (peito). A inclusão do sufixo er dá ao termo um sentido aumentativo comparativo. Por exemplo, se em inglês eu quero dizer “o cachorro é mais esperto que o gato” eu pego o adjetivo smart (esperto) e acrescento o er. A frase então fica assim “the dog is smarter than the cat”. Por isso podemos dizer que o nome da marca sugere que o seu produto é mais chester (peitudo) que o frango dos outros. O nome tem a ver com as características desse galináceo, que apresenta maior desenvolvimento do peito e das coxas.

Curiosidades de Sobremesa

1 – O Chester foi introduzido no mercado brasileiro pela empresa Perdigão.

2 – Não se trata de um animal transgênico, como muitos pensam. Ele é sim resultado de vários cruzamentos nos quais há um rígido controle genético das características a serem compartilhadas (melhoramento genético). É como se escolhêssemos um grupo de pessoas altas e as colocássemos para procriar, por exemplo. Seus filhos certamente seriam altos, não é verdade? No caso do Chester foram escolhidos galos e galinhas de raças que têm maior volume de carnes nobres. O resultado é uma ave com 70% a mais de massa no peito e nas coxas.

3 – Sabe por que hoje em dia o Chester é mais consumido do que o peru? Simples: além de mais barato, a ave não é tão grande como o peru, servindo com precisão o número médio de pessoas que compõem uma família.