Azul mental

duvidabanner2 Monspiral

Exercício de meditação: contemple as espirais, em sua bela disposição lembrando uma mandala. Aprecie suas cores chamativas, e concentre-se nas espirais verde e azul. Medite e contemple bem, porque as espirais verde-limão e azul-bebê são na verdade exatamente da mesma cor.

Não acredita? Tire a teima na continuação.

As espirais verde e azul são ambas desta cor:

verdeorig

Os valores RGB são 0,255,150 ou #00FF96 em hexadecimal, e podem ser checados em qualquer programa gráfico. Repetindo: o verde-limão e o azul-bebê que achamos ver são em verdade o tom de verde que se vê acima.

Além de verificar as cores em um programa, você pode imprimir a imagem em papel e recortar os pedaços, ou conferir as demonstrações abaixo.

Na animação a seguir, criada especialmente para esta coluna, não há nenhum truque. Nenhuma cor é alterada, a animação consiste em um simples zoom na seção “azul”. Note como nossa percepção da cor muda, embora não consigamos perceber exatamente quando o verde se torna azul, e vice-versa. Quando você se dá conta, o verde já é azul. E vice-versa.

É um tanto desorientador observar a animação por muito tempo. Diz a lenda que uma menina que a observou por mais de cinco minutos arrancou os olhos e que se você não a repassar para cinco pessoas, seu cabelo irá cair, em formato espiral. Ou não, claro.

Outra forma de ilustrar o efeito é pintando as cores adjacentes:

Monspiralmod

Apenas as cores adjacentes foram pintadas, as espirais foram mantidas intactas.

E, para quem desconfiar que é a espiral-mandala com poderes místicos a responsável pela ilusão, a versão abaixo, um tanto monótona, também exibe o efeito:

color_illusion

O “verde” e o “azul” ainda são do mesmo tom.

Estas outras versões do efeito devem ter evidenciado que o que está em ação aqui tem relação com as cores adjacentes, o “fundo” contra o qual as cores são vistas. Altere o fundo, e o efeito se altera ou mesmo desaparece. A espiral é apenas uma forma especialmente bela de ilustrar o fenômeno de percepção.

Aqui em Dúvida Razoável, ilusões óticas de cor são um dos temas mais explorados. Desde a segunda coluna, que apresentava outros exemplos; até o magenta… e todas as outras cores da massa cinzenta, abordando em maiores detalhes nossa percepção e como cores adjacentes influenciammaior o que vemos.

Nem o verde-limão nem o azul-bebê estão realmente lá, são um verde e azul “mentais”. Essa ilusão ótica é surpreendente, mas talvez não mais do que a constatação de que todas as cores são construções mentais.

– – –

A espiral de cores é original de Akiyoshi Kitaoka, pesquisador responsável por muitas outras demonstrações famosas na rede de ilusões óticas. Já a versão retangular destacando apenas o efeito das cores é de Cuneyt Ozdas. Por fim, foi o psicólogo britânico Richard Wiseman que chamou atenção à ilusão, criada por Kitaoka há alguns anos mas circulando mais pela rede nos últimos dias.

Não deixe de ler o artigo sobre o magenta para descobrir mais sobre nossa percepção de cores. É um assunto genuinamente psicodélico.