Caindo no Sono

Você está quase adormecendo quando de repente um abismo se abre, você cai e acorda dando um pulo na cama. Tudo em uma rápida fração de segundo: se você já a experimentou, não está só. De fato é uma sensação quase tão comum quanto dormir, embora para alguns ela possa se tornar mais rara, pois a rigor é um bug do cérebro.

Carl Sagan chegou a especular que esse bug seria uma memória da época em que ainda vivíamos em árvores e cair por um descuido no sono era algo muito real — e letal. É, contudo, apenas uma hipótese, e no que cientistas estão mais certos é que a sensação é parte de um espectro de pequenos desvios que ocorrem no complexo mecanismo que nos leva do estado alerta até o sono mais profundo.

Um outro fenômeno hipnagógico um pouco mais raro, e um tanto mais desagradável, é a paralisia do sono. Se a queda no sono foi associada por Sagan a nosso passado evolutivo, parte da mitologia científica moderna, a paralisa do sono foi historicamente associada a espíritos malignos e bruxas, ou mais recentemente, a abduções alienígenas, parte da mitologia pseudocientífica moderna.

Há muito entre a fronteira do estado alerta e o inconsciente que cruzamos todos os dias mas ainda entendemos pouco.

“Uma vez eu, Chuang Tzu, sonhei que era uma borboleta e era feliz como tal. Estava consciente e bem contente comigo mesmo, mas não sabia que era Tzu. De repente acordei, e lá estava eu, visivelmente Tzu. Não sei se era Tzu sonhando que era uma borboleta ou uma borboleta sonhando que era Tzu”.