Como um olho enxerga a si mesmo?

Veja diretamente os vasos sanguíneos dentro de seus olhos – sem nenhum perigo, apenas balançando os dedos na frente do rosto. E descubra de quebra nesta coluna “Dúvida Razoável” como isso só é possível porque eles foram resultado de um projeto não muito inteligente.

Esta não é uma pegadinha, e pode ser feita em dois minutos. Aprenda e veja dentro de seus olhos na continuação!

Ver os vasos sanguíneos da retina, comofas?

Tudo de que você vai precisar são olhos, dedos e de preferência uma superfície branca luminosa uniforme – pode ser o monitor do computador à sua frente em uma página branca, ou mesmo uma parede branca bem iluminada.

Forme com seus dedos um pequeno buraco através do qual você irá observar a superfície branca. O buraco não pode ser muito grande, um diâmetro um pouco maior do que 5 milímetros é o ideal. Acima, um buraco triangular formado encostando o polegar no indicador, completado pelo dedo médio. Você também pode fazer um buraco quadrado, dobrando o indicador contra o dedo médio.

Agora observe a superfície branca através deste buraco, colocado em torno de 4 centímetros de seu olho. Seus dedos aparecerão desfocados – a distância é inferior à distância em que o olho consegue focar objetos – mas este ainda não é o segredo. O segredo é então balançar sua mão em movimentos pequenos – de 1 centímetro ou menos, com a mesma amplitude aproximada do próprio diâmetro – e rápidos. O objetivo é fazer com que o vão luminoso de seus dedos se alterne rapidamente entre claro e escuro.

Se você fizer tudo certo, verá algumas tênues linhas mais escuras no vão entre seus dedos, lembrando muitos galhos de árvores ou mesmo um vidro quebrado. Isso não é ilusão ou imaginação, você não está enxergando mal. Está enxergando bem, pois são os vasos sanguíneos distribuídos sobre a retina, no fundo de seu olho. Eles a alimentam e o padrão que lembra galhos é conhecido como árvore de Purkinje. Seu olho está enxergando dentro de si mesmo!

Note, por exemplo, que não há praticamente nenhum vaso sanguíneo bem no centro de seu campo visual, a fóvea, que tem a melhor acuidade visual. Depois que você pegar o jeito, conseguirá em segundos ver os vasos sanguíneos de qualquer de seus olhos.

Dentro de um olho ao avesso

Como é possível que o olho enxergue a si mesmo? A culpa é da Natureza. A bem da verdade o que você viu não foram diretamente os vasos sanguíneos no fundo de seu olho, foi a sombra que eles fazem sobre a retina. E aqui está a trollagem do mundo natural: os vasos sanguíneos de nossos olhos passam por cima da camada sensível à luz da retina, e estão constantemente fazendo sombra sobre ela. Eles estão ao avesso.

É como se o sensor de sua câmera digital tivesse todos os fios da bateria passando na parte da frente, bloqueando a luz, e não na parte de trás. Ou como se todo o encanamento e fiação das paredes de sua casa ficassem expostos, do lado de fora das paredes. Eles sempre estão bloqueando a luz, formando um padrão de sombra, e pode-se entender que toda foto tomada por uma câmera assim exiba o padrão dos fios.

Esta é uma das evidências do Design Estúpido – isto é, se fomos projetados por um Criador, ele tomou decisões de projeto definitivamente pouco inteligentes. A Evolução, ao invés, explica como mesmo um olho “mau projetado” em que as veias passam sobre a retina ainda é melhor do que nenhum olho, e fazer as camadas de tecido de um olho virar ao contrário, embora soe como algo simples a um ser inteligente, é um monte improvável muito alto para os pequenos passos da evolução. Todos nós vertebrados temos estes olhos que só estão “ao avesso” a um projetista inteligente, à natureza eles são simplesmente uma enorme variedade de olhos que funcionam.

Apenas não tão bem quanto os olhos das lulas, que surgiram em uma linhagem evolutiva diferente e tiveram a sorte de que em seus olhos a fiação passa do lado “certo”. Com isso, não têm pontos cegos.

Lulas não podem brincar de enxergar a sombra dos vasos sanguíneos dentro de seus olhos. Ou, pequeno detalhe, ver cores.

Isso non Purkinje

Talvez tudo isso deva parecer uma grande piada, afinal, se os vasos sanguíneos realmente passam sobre a retina e sempre estão projetando sombras, por que não os vemos… sempre? Por que é preciso balançar os dedos em frente aos olhos para conseguir enxergá-los?

A resposta, seu cérebro e como você poderá enxergar células dentro de seu olho, na próxima coluna!