Jordânia 400ºC: Explicações a fogos misteriosos que não cheiram bem

inferno_jordania

Do G1: Temperatura sobe a 400ºC em região da Jordânia: “Fenômeno ocorreu na terça-feira (6) na província de Balqa. Animais ‘foram completamente queimados e desapareceram.’”

Do Estado e Yahoo: “”O fenômeno foi descoberto por acaso quando ovelhas entraram no terreno enquanto estavam pastando”, disse o governador. As autoridades isolaram a área e retiraram os moradores do local, acrescentou. O Governo jordaniano deixou a investigação do fenômeno a cargo de um painel formado por diversos departamentos e instituições acadêmicas. O chefe da associação jordaniana de geólogos, Bahjat Adwan, descartou a presença de qualquer atividade sísmica ou vulcânica na área. O diretor do Conselho de Recursos Naturais da Jordânia, Maher Hijazin, informou que certos materiais orgânicos podem ter se juntado e reagido sob a superfície, gerando o inusitado aumento de temperatura. Hijazin também destacou que há uma rede de água e esgoto que lança seus resíduos na região”. EFE

Mistério?! Bem… resolvido! Na continuação…

fogo_jordaniad

Gás metano provável culpado pelo incidente de Umm Jouzeh

Salt – “Fumaça e calor intenso descobertos emergindo do chão em uma área de Umm Jouzeh, próxima de Rmemin, na terça-feira, foram provavelmente provocados por uma reação química que acendeu um depósito subterrâneo de gás metano, um perito disse nesta quarta-feira.

O presidente da Associação de Geólogos Jordanianos, Bahjat Odwan, disse ao Jordan Times ontem que a área emitindo calor possuía em verdade 20 metros quadrados, adicionando que o calor emanava de um pequeno buraco.

Depois que a área foi resfriada e a terra revirada, funcionários locais cavara uma trincheira de 1,5m na área, contou. Análises iniciais mostraram que o local estava saturado com materiais bio-orgânicos acumulados e gás metano.

Devido a reações químicas, o gás, que é altamente inflamável, pegou fogo na área, produzindo temperaturas medidas em 180 graus C, disse Odwan.

Depois que o solo da área foi revirado e a área aberta com o auxílio de tratores, o gás preso no solo foi liberado. Bombeiros resfriaram a área com água, e o local tornou-se seguro, a Associação Jordaniana de Geólogos informou ontem”.

[Jordan Times: Methane gas likely to blame for Umm Jouzeh incident]

Ou seja, a explicação às ovelhas vaporizadas calcinadas é lixo, ou mais precisamente, esgoto. A própria notícia original, antes mesmo que o local fosse investigado e o perigo contido, já mencionava a provável explicação, embora o wire da EFE tenha confundido um pouco a história omitindo alguns detalhes e trocando a ordem de alguns fatos – a rede de esgotos é a fonte dos materiais orgânicos. No fórum CeticismoAberto, José Ildefonso também já indicava a explicação correta desde ontem.

Gás metano, produzido pela decomposição de matéria orgânica e entrando em combustão, também é conhecido como fogo fátuo, relacionado a todo tipo de lendas indo de fantasmas a extraterrestres, neste último caso conhecido também como o infame “gás dos pântanos”.

O caso recente lembrou-me dos eventos no ano de 2004 em Canneto di Caronia, na Itália, quando fogos “misteriosos” relacionados a equipamentos elétricos, incluindo supostamente mesmo alguns não conectados à rede elétrica, teriam entrado em combustão espontaneamente. Investigações oficiais não chegaram a conclusões, chegando mesmo a sugerir a ação de eletricidade estática de “fontes externas”, com oficiais fazendo declarações duvidosas sobre a possível ação de alienígenas ou mesmo forças demoníacas. Outras especulações giram em torno de atividade vulcânica e mesmo, como na Jordânia, gás metano (em inglês).

caronia

Seria um grande mistério, não fosse o cético investigador italiano Massimo Polidoro, presidente do CICAP, que notou como no caso de Caronia “o fato de que o fenômeno só ocorre quando há pessoas presentes torna difícil acreditar que seja um fenômeno natural, ou mesmo sobrenatural”. Isto porque após a evacuação do local, os incêndios pararam. De fato, Canneto nem é exatamente uma cidade, como Polidoro contou após visitar o local, “são seis ou sete casas, com 39 habitantes todos parentes uns dos outros”. Parecem supersticiosos, incluindo o prefeito, e o contexto dos fenômenos sugere um componente social. Segundo ele, “conversamos com um técnico em telecomunicações chamado logo após o primeiro incidente. Sua opinião era de que as partes chamuscadas em vários cabos elétricos foram criadas de uma fonte externa, como um isqueiro”.

centraliapapw7

De gases saídos do esgoto na Jordânia passando por trotes na Itália, há sim fenômenos reais, e nada sobrenaturais, em que o fogo literalmente sai do chão em grandes áreas. São os incêndios em minas subterrâneas, como o que assola até hoje a cidade de Centralia, Pensilvânia, EUA. Sim, até hoje, porque o fogo subterrâneo queima os veios de carvão desde o início da década de 1960, há mais de 40 anos. Em 1992 a cidade teve que ser evacuada uma vez que as tentativas de conter o incêndio subterrâneo falharam, e os gases tóxicos bem como o abalo a fundações tornaram a região inabitável. O fogo pode continuar ativo por mais alguns séculos.

O caso de Centralia e a cidade abandonada e fumegante que restou inspirarou por sua vez o jogo e então os enredos de Silent Hill, que por sua vez lembra ainda outro caso curioso que encerra esta nota sobre fogos telúricos.

É a “Porta para o Inferno”, localizada em Derweze no Turcomenistão. Uma região rica em gás natural, em 1971 geólogos encontraram por acidente uma grande caverna subterrânea repleta do gás combustível. O chão sobre a sonda perfuradora colapsou, deixando um grande buraco de quase 100 metros de diâmetro. Para evitar que o gás venenoso representasse um perigo, decidiu-se queimá-lo.

O gás continua queimando até hoje, e a cratera tornou-se um ponto turístico:

Um comentário final de bônus para a “porta do inferno”: não poderíamos deixar de lembrar dos sons do inferno. [com agradecimento a todos que sugeriram a história!]