Qual boneco é mau?

Duas bonecas, uma branca, outra negra. “Qual é mais bonita?” “Qual é ruim?” Assista ao vídeo, clicando em “CC” e selecionando “Spanish” para entender melhor as respostas das crianças.

O experimento foi gravado como parte de uma campanha contra o racismo do governo mexicano, e é baseado no experimento das bonecas do casal de psicólogos Kenneth e Mamie Clark. O estudo foi importante para apoiar o fim da segregação racial nos EUA. Em 2008 a rede MSNBC reproduziu o experimento, que você confere em uma versão legendada na continuação.

As crianças refletem aquilo que aprenderam na sociedade. Não só internalizaram o racismo, como sabem que não podem dizer simplesmente que a boneca negra é ruim por causa da cor de sua pele: elas também já aprenderam que o racismo deve ser disfarçado. Em certo ponto uma criança diz que o boneco branco se parece mais com ele, “por causa das orelhas“.

Os experimentos originais dos Clark com crianças e bonecas foram realizados como parte de suas teses de mestrado publicadas em 1940. Mais de 70 anos depois, pouco mudou: no experimento reproduzido em 2006 por Kiri Davis para o documentário A Girl Like Me, a rejeição de crianças a bonecas negras foi praticamente a mesma encontrada pelos Clark.

No experimento mexicano, somos alertados ao final que não se encontrou um boneco negro à venda, e aquele usado no experimento foi um boneco branco pintado na pele e na cor dos olhos com cores escuras.

Atualização: O Evel avisa que o experimento também foi reproduzido no Brasil: