61 Impressões de um irlandês sobre o BRASIL

James-Gaffney

Meu nome é James Gaffney. Eu sou um irlandês de Limerick, que moro aqui no Brasil desde outubro, em Itajubá no sul de Minas Gerais. Muito em breve, eu estarei saindo daqui, e eu tenho que dizer, eu vou sair com o coração pesado. Inspirado por outras postos semelhantes, cerca de um mês atrás eu decidi começar a compilar algumas das minhas observações sobre a vida brasileira, sociedade, cultura, desporto e, graças a minha área de trabalho (ensino da língua), a língua.

Enquanto eu teria chamado este post 61 Coisas que eu amo sobre o Brasil, eu não acho que seria preciso. Enquanto eu amo muitas coisas sobre o Brasil – as pessoas que eu conheci aqui, as paisagens e, a julgar pelo número de quilos nas balanças, grande parte da comida também – alguns dos seguintes são apenas observações, ao invés de coisas que eu gosto sobre o lugar. Alguns deles podem mesmo existir em outro lugar. Além disso, ninguém pode dizer que você, brasileiro ou não-brasileiro, que o país não está livre de problemas – na verdade, muitas pessoas no Brasil que eu conheci ficar irritado com o estereótipo de que o Brasil é simplesmente um país de samba, futebol e carnaval – é muito mais do que isso, claro. Algumas dessas pessoas sentem que estes aspectos superficiais desviar a atenção de alguns dos outros problemas que afetam o país. Assim, a seguir, são apenas algumas das minhas observações de certos “Curiosidades Brasileiras” – alguns dos quais eu gosto, algumas que eu não gosto, mas tudo o que o torna um país único e fascinante para se morar.

Entao, aqui está a minha lista de observações do meu tempo aqui. Eu adoraria saber se você tem algum comentário sobre eles!
Eu realmente não sei se a linguagem é um padrão bastante bom – para ser honesto eu usei o Google Tradutor e minha intuição!

1. “Jeitinho” traduz aproximadamente como “o jeito”, “um aceno e uma piscadela” ou “modo de fazer alguma coisa” – muitas vezes “o caminho em torno de algo” e esse algo é geralmente um obstáculo como uma burocracia sufocante, a exigência de seguir os procedimentos corretamente ou aquela coisa irritante que chamamos de O Estado de Direito. Levado para um nível extremo, quando ela se manifesta em casos de corrupção, nepotismo e os erros da justiça, ele obviamente tem falhas, mas eu sempre senti que, em muitas situações, um pouco de flexibilidade ajuda. Um livro sobre a sociedade brasileira que eu li, escrito por Larry Rohter, um jornalista americano que tem ao vivo aqui desde a década de 1970, disse o jeitinho é muito mais comum no Brasil do que nas sociedades anglo-saxônicas. A conclusão que eu tirei disso foi que a Irlanda é, portanto, nenhuma sociedade anglo-saxão! Algumas pessoas dizem que a prevalência do jeitinho surgiu desde a época colonial, quando os recursos do Brasil teve que ser enviado de volta para o mestre Colonial, Portugal – pessoas aqui me senti tal regra era injusto, e começou a ignorá-lo, como resultado.

2. Já ouvi muitas vezes as pessoas se queixam da burocracia aqui. Eu não sei se é pior no Brasil do que em outros países – para mim, a burocracia é chato em qualquer lugar do mundo. Qual tem sido desagradável para mim, porém, é quando certos prestadores de serviços exigem que você tenha um número de CPF para quase tudo. Para comprar um bilhete on-line de ônibus, para se juntar ao clube de vídeo, para comprar bilhetes para concertos on-line: você precisa de um número de CPF. Não é muito prático para estrangeiros. Talvez com a Copa do Mundo e as Olimpíadas chegando eo afluxo de turistas esperado esses prestadores de serviços irá ajustar suas condições de ser um pouco mais flexível.

Continuando o tema da burocracia, no meu primeiro fim de semana aqui, as eleições locais foram realizadas aqui. Um amigo meu me disse o seguinte diálogo que teve no centro de votação:

Oficial da Eleição.: Oi Célio, tudo bem?
Célio: Muito bem, obrigado, e você? Eu gostaria de votar.
Oficial da Eleição.: Claro. Eu posso ver o seu identificação, por favor?
Célio: Mas você me por mais de 30 anos conhecido! Você acabou de dizer “Oi Célio!” Para mim!
Oficial da Eleição.: Posso ver sua identificação, por favor?

Suponho que essas trocas são razoavelmente comuns em todo o mundo, onde quer que você tem que lidar com burocratas. E talvez, quando se trata de algo tão sagrado como a democracia, não é nenhuma coisa ruim ter essas verificações no local, especialmente quando você considera que, dentro de memória viva do país foi governado por várias ditaduras.

3. Às vezes ouço as pessoas brasileiras que estiveram em Irlanda falando de “knackers” irlandeses. Para esclarecer, eu definiria um “knacker”, como um jovem que se envolve em pequenos crimes e violência, muitas vezes pendurado em torno de centros urbanos se comportando de uma forma intimidante e ameaçador, pedindo às pessoas para cigarros, dinheiro e ser um incômodo geral. Ele soou estranho para mim ouvir uma palavra tão irlandês no meio de conversas português brasileiro! Tanto quanto eu sei, a palavra equivalente Português do Brasil é “mano”, e sim, os “knackers” brasileiros são vestido, andam e se comportam da mesma como outros manos em todo o mundo.

4. Os jogos de futebol do clube não são muito populares, eu acho … estádios vazios, as equipes de profissionais frente a equipas semi-profissionais e uma reputação de violência multidão: como resultado, não é muito bem apoiados – o público está votando com seus pés e buscando o seu entretenimento em outros lugares.

5. Os comentaristas realmente diz GOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL!! mesmo que seja apenas Millwall v Wigan, Irlanda v Polónia, o Moscow Derby, o Campeonato Minas Gerais, ou em um dos jogos da liga turca acima mencionado. É bom que você tenha ido para a cozinha para fazer café – ou pegar uma cerveja – você pode estar certo de que alguma coisa vale a pena voltar para o que aconteceu!

Ouvi dizer que a razão pela qual os comentaristas brasileiros começaram a dizer “GOOOOOLLLLLLL!!” quando um gol é marcado era dar a co-comentador tempo suficiente para verificar que o artilheiro foi, eliminando assim qualquer silêncios constrangedores, caso eles não sabiam.

6. Uma vez me perguntaram o que os povos indígenas da Irlanda são chamados. Eu estava quase a ponto de responder, então eu percebi que não temos quaisquer povos indígenas na Irlanda, né? Eu era então pasmo. Quais são elas? Quem são eles? Quem eram eles? Os celtas? Os Travellers? O Tuatha De Danann? É mais um lembrete da diversidade da população brasileira.

7. “Gata” significa uma mulher bonita. Chata significa uma mulher irritante e … chata. Não faça o que eu fiz e se estes dois termos misturados. Mas eu acho que nós aprendemos com os erros, né?

8. Chata / Chato significa tanto chato e irritante. Eu acho que isso faz todo o sentido – as coisas mais chatas (ou seja, passar) pode também ser descrito como irritante e vice-versa.

9. “Né?” Adicioná-lo para o fim de qualquer declaração e você será considerado fluente!

10. Apesar de todo a comida lixo, gorduroso, delicioso (Salgados é o que eles são chamados – e estava ciente de que o mais sujo do Boteko, melhores serão os salgados!), muitas brasileiras ainda têm um corpo em forma! A comida é tão boa – embora coixinha de frango, quiche de frango, pastéis, pão de queijo … Inferno eles vão mesmo servir bacon e lascas de queijo, no bar, ao contrário da Irlanda, onde você deve esperar até a loja de kebab depois! Um dos grandes mistérios da vida – porque não é este país sul-americano um país de povo de dimensões norte-americanos?

11. Em 1870, a minha cidade de Limerick tinha uma população maior do que São Paulo. Não faz mais nada.

12. Você não encontra muitos irlandeses aqui. Você é muito mais provável para atender os brasileiros que estudaram lá ou têm amigos que vivem lá. Dito isto, ele não parou ESPN Brasil a partir de triagem do documentário, a estréia do que eu vi em um teatro na minha cidade, chamado de “Munster Rugby: A Love Affair Limerick”. Além disso, o pub do meu clã, O’Malley de São Paulo, com certeza sabem como dar uma boa festa do Dia de Saint Patrick!

13. Sempre que eu amaldiçoar em Português, ou anunciar que eu sou um Corinthiano, eu geralmente obter a uma das duas reações polares – um choque de repugnância e horror, ou imediatamente abraçar-me como um dos seus.

14. Lula e seu legado parece dividir opiniões, tanto quanto a minha camisa do Corinthians. Alguns admiram o homem com pouca educação formal, mas “um doutorado em carisma” para o progresso da economia fez durante este tempo. Outros acham que ele beneficiou de estar no lugar certo na hora certa – no comando do país durante um boom das commodities, e eles condenam alguns dos gastos feito pelo seu governo, enquanto no poder, enquanto são igualmente exasperado com os níveis de corrupção quem está no poder durante seu tempo no cargo.

15. Dependendo da estação do ano, pode haver uma diferença de tempo de 2, 3 ou 4 horas entre Brasil e Irlanda. Muitas vezes, há uma diferença de temperatura muito maior também, embora, surpreendentemente, nem sempre – a temperatura pode descer para menos de 3 na cidade serrana de Campos do Jordão, a “Suíça Brasileira” no inverno.

16. Gramática português pode ser difícil, mas gestos brasileiros são ainda mais difíceis. Dominando o movimento do estalar de dedos rapido rapido é uma das minhas maiores realizações!

17, “Parabéns!” é uma saudação típica de aniversário. O que você está me parabenizando sobre? O que eu fiz para merecer este elogio? Evitado ser atropelado por um ônibus por mais um ano? Enfim, eu não estou reclamando sobre a obtenção de parabéns uma vez por ano para algo que eu realmente não tenho que colocar muito esforço para, é bom e eu suponho que é o pensamento que conta, para os meus ouvidos gringo ainda soa estranho!

Coisas que eu não gosto

1. Têm filas para sair boates. Eles têm um sistema em muitos lugares onde você está dado um cartão de entrada, em seguida, quando você pedir suas bebidas no bar, o garçom simplesmente varre o seu cartão. O fato de que você não dá nenhum dinheiro enquanto encomendar suas bebidas dá, portanto, você se sente muito mais rica ou muito mais generosa do que você é na realidade – é perigoso! Portanto, você deve pagar na saída, tem uma fila para sair. Você obtém o seu recibo carimbado, e só então você pode mostrar para o segurança corpulento bloqueando a saída. A primeira vez que eu experimentei este sistema, eu consegui perder o meu recibo no 5 segundo pé do dinheiro para a saída – a minha oferta de um “presente de Natal” (suborno!), ou qualquer outra forma de jeitinho seria convencer o segurança a me conceder o meu liberdade!

2. Alguns empresa de marketing publicou os salários médios mensais dos diferentes suportes do futebol pelo clube que apoiam. Não consigo pensar em nenhuma razão concebível por que eles fariam isso, se apenas para elevar os antagonismos entre apoiantes rivais.

3. Os guardanapos em bares e cafés não estão aptos para o efeito – eles são terríveis, na verdade – eles não absorvem nada!

4. As 12 horas que levou para viajar 300 km de Paraty a São Paulo no trânsito em Janeiro no domingo, no final de um feriado público.

5. A vedação de alta segurança em torno do campus da Universidade de São Paulo, uma das mais prestigiadas universidades do país. É, obviamente, lá por uma razão – mas é um sintoma de problemas mais amplos no país? Na mesma nota, a situação perversa existe onde as melhores escolas do país são privadas, enquanto que as melhores universidades são públicas – filhos dos ricos assim obter os melhores resultados de exames e, portanto, o melhor acesso às universidades com financiamento público. Enquanto os mais pobres, se eles conseguem obter através do sistema de escola pública, têm de trabalhar enquanto estudam no pagantes universidades privadas. Talvez o novo sistema de cotas vai combater isso, embora pessoalmente eu acho mais investimentos na sistema de escola pública seria melhor. Mas melhorias reais na sistema de escola pública pode levar mais tempo para implementar do que a próxima eleição …

6. O canal fedorento que flui através da estrada do campus da Universidade de São Paulo, ao lado da linha de trem da CPTM. Tenho pena dos passageiros que têm de tomar o trem no verão.

7. O crime chocante brutal que vemos demasiadas vezes no noticiário noturno. Muitas vezes nós perguntamos por quê? Infelizemente, muitas vezes os amigos e as parentes das vítimas devem fazer a mesma pergunta.

8. A estranha relação da TIM Brasil com o fornecimento de sinal de telefone celular.

9. A relação de amor e ódio que caixas eletrônicos tem com cartões bancários de gringos.

10. Duches não devem ter que ter instruções aconselhando-o como não se eletrocutar.

11. Papel higiênico deve ir no vaso sanitário.

12. Cracolândia.

13. Big Brother Brasil 13

14. Alguns dos contrastes que você pode ver entre os que têm e que não têm aqui: um dos mais visível é do Rio de Janeiro. Tem a Favela de Rocinha, que fica, amontoados em uma colina com vista para o Gávea Golf e Country Club de um lado, e o Sheraton Resort por outro.

15. Lembrando os conjugações verbais portugueses.

16. Corrupção: é atormentado a sociedade brasileira para as gerações. “Aos meus amigos, tudo, aos meus inimigos, o rigor da lei”, é uma frase aparentemente usado por aqueles que se envolvem em corrupção.

O queijo é considerado um elemento vital de uma sobremesa doce. Não é um curso separado queijo, não, mas absolutamente integral. Há uma sobremesa especial chamado “Romeo e Julieta” – queijo com marmelada de Goiaba … agora da minha memória da peça de Shakespeare, eu pensei que todo o ponto de partida da história é que Romeu e Julieta, onde nunca quis ficar juntos? Quando eu falei das minhas preocupações sobre esta sobremesa a um colega, ele disse que há um ditado aqui: “Uma sobremesa sem queijo, é como o amor, sem um beijo.”

17. Arroz e feijão. Eles estão bem. Não é mau. Isto é tudo.

18. E, finalmente, para um país com um clima excelente forma, parece haver poucas piscinas públicas – a maioria deles parecem ser localizados atrás dos muros de clubes de campo privadas ou ginásios. Para uma nação de amantes da praia, eu acho que seria ótimo se o governo poderia oferecer mais piscinas – que iria melhorar a saúde das pessoas e trazer benefícios de segurança da água também.

Coisas que eu gosto sobre o Brasil

1. A palavra “Gente”, que significa “nos / us / caras / pessoas” – soa como “James” quando é pronunciada em Português. Quando as pessoas fazem sugestões para grupos – “Vamos, gente” como ainda me faz sentir realmente popular, e imerecidamente influente – que eu tenho a palavra final sobre se devemos ir ou não!

2. O português é uma língua grande para inventar novas palavras – tudo que você precisa fazer é adicionar o sufixo diminutivo “-inho” ou “-inha” para o final das palavras – que funciona exatamente como a língua irlandesa, do “-ín”. Então, se você quer pedir a alguém para tomar uma cerveja, mas você não quer ir muito louco você convidá-los para fora “Tomar uma cervejinha.” Então, no final da noite você pede o garçom para um “Saiderinha” É claro, algumas pessoas afirmam que “Segunda saidera” e “Terceira saidera” existe também, mas esse é um discussão para outra noite. Provavelmente um discussão a ter com um garçom cansado, na verdade …

3. Eu gosto do som da palavra “vagabundo” para uma pessoa má. Temos uma palavra semelhante em Inglês – “vagabond” – mas há 150 anos!

4. A estrada entre São José dos Campos e Ubatuba, a estrada entre São Paulo e Santos, a estrada entre Paraty e Trindade. Mais como montanhas-russas do que estradas! 😀

5. Karabukspor vs Galatasaray foi na TV na semana passada. Consegui assistir os últimos 15 minutos do mesmo. O clichê sobre os brasileiros que amam seu futebol é verdade, de acordo com os horários de TV! Há uma infinidade de campeonatos locais para escolher, então há sempre a meio da semana Copa Liberatadores jogos, enquanto que na nossa TV eu assisti jogos ingleses, franceses, alemães, jogos de espanhóis, portuguêses, holandêses, russoes, italianoes e turcoes, bem como Amistosos Internacionais. Foi uma experiência surreal para mim, ouvir comentaristas brasileiros dar a sua opinião sobre o “lendário” jogador de futebol irlandes, Paul McShane! Brasil é Céu para os fãs de futebol!

6. A enorme impossibilidade de pronunciar algumas das cidades aqui. Guaratinguetá. Pindamonhangaba. Itaquaquecetuba. Isso porque eles vêm das línguas tupi-guarani indígenas, e pode ser difícil para os gringos pronunciar. No entanto, quando você finalmente dominar a pronúncia, é muito gratificante para dizê-las!

7. Gosto da maneira como “Facebook” é pronunciada pelos brasileiros.

(Por exemplo, em “Ela é Top” por MC Bola, a canção amado amantes brasileiros da Velocidade Furiosa em todos os cidades!)

8. E sim, muitas mulheres brasileiras são de fato absolutamente belíssima!

9. Tenha um ótimo sistema aqui chamado de Caronas de Itajubá. É basicamente boleia para a geração Facebook. Se você quiser viajar de Itajubá, para São Paulo, por exemplo, você coloca o seu pedido na página, e, para o preço da gasolina, se alguém está viajando nesse momento você pegar uma carona para o seu destino, mais 3 horas de boa conversa, em vez de 4 horas de um ônibus suado.

(Na verdade, os ônibus aqui não são suado – eles são geralmente muito bem climatizado, ao ponto de ser fria. Traga um suéter!)

10. Eu gosto bastante do sistema de ônibus brasileiro. Quando você colocar a sua bagagem para o porão de um dos autocarros, eles colocaram um autocolante com um código, e dar uma cópia para você. Você só pode reclamar o seu saco ao seu destino através da produção de seu adesivo. Isso elimina o medo que vem com viagens de ônibus irlandeses cada vez que você parar em uma cidade no interior!

11. Eu gosto de alguns dos idiomas Português ouvi aqui:

“Tá sem inferno, Abraça o capeta.” É usado quando alguém já está em apuros, de modo que pode muito bem continuar agindo como eles têm feito, porque a punição não vai ficar pior. Semelhante ao idioma irlandês: “Você pode muito bem ser pendurado por uma ovelha como pendurado por um cordeiro.”

“Mao de vaca.” Isso significa que alguém é tacanha. Presumivelmente porque as vacas nunca pagar suas contas porque não consegue segurar o dinheiro em seus cascos.

“Olhos de cara” Isso significa o mesmo que o idioma Inglês “Um braço e uma perna” – usado para reclamar de alguma coisa, como o tomate nos dias de hoje, sendo muito caro. Acho que é uma imagem realmente nojento, quando ele é entendido literalmente!

12. O sotaque de Belo Horizonte.

13. Churrascos brasileiros. Veja meus comentários anteriores sobre os quilos extras…

14. Queijo espeto. Incrível. Maravilhosa. Não tenho outras palavras para descrevê-lo!

15. Livraria Cultural em São Paulo – uma das minhas livrarias favoritas, na verdade, as lojas, que eu já conheci.

16. A cena da música – sertanejo, pagode, samba, techno, rock – está tudo aqui! E quase tudo isso vai colocar um sorriso em seu rosto e te dançar! Alguns grandes bandas cover também – Barzim em Itajubá é um excelente local para Rolling Stones bandas cover e afins. Alguns dos artistas originais que eu gostava de ouvir aqui incluir Os Mutantes, Nação Zumbi, Tom Zé, Seu Jorge e Carolina, Tim Maia, Gui Boratto, Planet Hemp, e muitas versões de samba de todos, de Bob Marley a U2 e, provavelmente, muitas outras bandas que eu não sei o nome!

17. As Cataratas (Cachoeiras) em Foz do Iguaçu. Meu chefe disse que ele nunca sequer tenta descrevê-los para as pessoas que nunca estiveram lá ainda – as palavras não podem fazer justiça. No entanto, este é um blog simples, as palavras são tudo o que tenho. Então deixe-me apenas dizer que eles são magníficos. Inesquecível. Majestic. Há muitas maneiras que você pode vê-los, inclusive de helicóptero, se você precisa desesperadamente se livrar de seu dinheiro de alguma forma, mas vou descrever minha experiência lá. Você entra no parque nacional na fronteira argentina de ônibus, eo ônibus leva você em uma trilha na floresta que abraça a margem esquerda do rio Paraná. Como você anda pela floresta, de vez em quando as árvores claras, dando-lhe uma vista deslumbrante das quedas tumultuosas. Eles são mais de um quilômetro de largura. No final da trilha, há uma plataforma de observação metal, que se estende ao longo do rio, deixando-o de frente para na frente das maiores cascatas, bem perto. Você ficar saturado, o que não é muito ruim, na verdade, porque a floresta é muito úmido. Pessoalmente, eu adoraria ver um programa do Discovery Channel sobre a construção da plataforma de observação – parabéns para os engenheiros e operários que fizeram esse projeto!

18. Porque o Brasil está bem estabelecido na trilha dos mochileiros, você nunca está muito longe de um fim de semana com outros viajantes.

19. O BRT.

No mês passado eu corri na Meia Maratona do Rio de Janeiro. Por causa de onde há linha de partida foi localizado, fiquei em um albergue no Recreio a noite antes da corrida. No entanto, após os passeios turísticos de uma tarde na cidade na véspera da corrida, eu perdi meu caminho de volta. Acabei passando por Recreio, em seguida, uma favela, e finalmente o campo. Foi nesse ponto que eu pedi o motorista do ônibus se havia passado Recreio, que eu suspeitava que tinha, e ele confirmou que sim, na verdade tivemos.

De qualquer forma, ele me deixou perto de uma rotunda com uma abundância de cães vadios perambulando e me apontou na direção deste vidro fechado, com aparência Eléctrico prédio, que entrei, a salvo de cães vadios, eu acho. O edifício foi, naturalmente, uma estação de BRT Transoeste. Os BRTs são os ônibus pioneira em Curitiba, a Meca dos Nerds transporte público em todos os lugares, e que uma experiência. Você tem uma pista inteira no meio da pista dupla, bloqueada por um alto-fio, entregue ao ônibus BRT, que, por sinal, é de três ônibus por muito tempo. O autocarro pára mesmo têm plataformas. Os motoristas corre pela cidade! Uma experiência inesquecível. E uma experiência totalmente inesperada e não planejada também. É claro que o desvio e atraso associado significava que eu dormia no para o Half-Marathon, mostrou-se atrasado. Mas valeu a pena!

20. A Capital Nacional de Pé de Moleque: Piranguinho.

Brasil nomeia suas cidades como a “capital nacional do tal-e-tal”. Bem, talvez cidades brasileiras, em geral, não faça isso, mas Piranguinho, a pequena cidade que eu trabalho em uma vez por mês, faz. Pé de Moleque, é um caramelo, doce de amendoim, amado pelos dentistas em todos os lugares, pois mantém-los em postos de trabalho.

21. Nos restaurantes, se há um grupo de você, você pode comprar uma garrafa de dois litros de Coca-Cola. Ou Guaraná. Melhor do que ser espoliados e ter que pagar os olhos da cara para pequenas garrafas envidraçadas individuais, como em outros países!

22. Café Vadinho, Praça Central, Itajubá. O slogan na camisa do garçom diz que é “O Melhor Café do Mundo.” Eu não sei se isso se refere ao café ou o lugar café … o café é bom, embora eu acho que o café no Café Floresta do outro lado da cidade, é muito melhor, mas o café, em geral, é uma instituição da cidade. Os salgados são o melhor que eu já provei, o café e os sucos são excelentes, e você terá uma boa brincadeira dos garçons também – pelo menos eu fiz quando eu erroneamente ordenou uma “Vitamina com Banana e Frango”, em vez do “Vitamina con Banana e Morango”, que eu queria pedir!

23. Aqui em Brasil, “sharing is caring” (a partilha é cuidar), pelo menos quando se trata de comer e beber fora. Em churrascos aqui, a carne é cortada em pequenos pedaços, coloque em um prato no centro da mesa, e todos compartilham a placa – diferente do individualista, hambúrguer anglo-saxão dos Estadunidenses para o norte. Da mesma forma, quando você vai para uma cerveja, ou uma “cervejinha”, normalmente você pedir uma garrafa grande de cerveja, e isso é compartilhado entre o grupo em pequenos copos. Eu gosto. Ele serve a um propósito prático: o Brasil ser um país quente, um copo pequeno de cerveja é menos provável de se aquecer tão rápido quanto um copo de cerveja de cerveja * Além disso, eu acho que é uma maneira muito sociável de ir para uma bebida.. Embora esta partilha pode ser levado ao extremo – uma vez que beneficiou de um Big Mac a ser esculpida com uma faca e garfo e distribuídos entre as pessoas na mesa … bom, mas não havia necessidade realmente.

* Falando em cerveja gelada, os brasileiros muitas vezes me pergunto se nós bebemos cerveja quente na Irlanda. Bem, eu suponho que se 4 graus é quente para os padrões brasileiros, então sim, o que fazemos. Alguns meses atrás eu estava em um churrasco quando recebi o choque da minha vida, quando um dos meus anfitriões agarrou meu copo de cerveja e jogou o conteúdo sobre a grama – um pecado semelhante ao de tomar a esposa de outro homem, de onde eu venho. Quando olhei para ele, exasperado, ele explicou que desconhecido para mim, a minha cerveja se tornou muito quente – ele estava simplesmente me resgatar das terríveis consequências de beber cerveja quente, e devidamente recarregados meu copo!

24. A beleza imensa do país. As cachoeiras, as montanhas de Minas Gerais; as praias do Litoral de São Paulo; a avenida beira-mar de Florianópolis e as praias da Ilha de Santa Catarina; a configuração geográfica espetacular do Rio de Janeiro; histórico, tranquilo, Paraty – a cidade que o tempo esqueceu; Vila Madalena, em São Paulo e as luzes brilhantes da Avenida Paulista à noite; no cais de Santos, corajoso, com o charme histórico; Ubachuva quando a chuva fica longe; a vida selvagem, seja os tucanos em Foz do Iguaçu, o jacaré que eu vi perto do trabalho, ou as coloridas, barulhentas maritacas que impulsionam o meu chefe louco … Eu poderia continuar.

25. O enorme tamanho do país. Quando eu voei para cá em outubro, eu estava a acompanhar a posição do avião na tela durante o voo, e à medida que passou por cima da Costa do Norte, presumi que estaria pousando em São Paulo em breve. Não.. Demorou mais 4 ou 5 horas para nós a terra! Eles chamam isso de um país continental do tamanho de uma razão. Eu não vou começar a visitar a Amazônia, o Nordeste, que todos elogios por ter algumas das mais belas praias do mundo, se eles estiveram lá-se ou não, e inúmeros outros lugares. A coisa boa sobre isso é que há tanta coisa que eu ainda não tenha visto ainda, por isso há tantos lugares à esquerda para visitar quando eu voltar!

26. As pessoas! Sim, o Brasil tem seus problemas assim como em qualquer outra pessoa, mas eu tinha muito feliz com o calor, humor e simpatia das pessoas que conheci desde que cheguei aqui em outubro passado. Velhos e novos amigos, seus familiares, colegas – a hospitalidade e generosidade com que fui recebido aqui tem sido incrível. Você sabe quem você é. Esta é a principal razão pela qual eu certamente vou voltar!

Obrigado a todos! Terei saudades de vocês! Até mais!