Sefirat ha Omer – partes 5 e 6


Olá crianças,

Estamos finalizando as três últimas semana. Contabilizando o pessoal do orkut e os que se manifestaram aqui nas colunas, fiquei realmente impressionado.

Humildade, esplendor
Se a tolerância é o motor da vida, a humildade é o combustível. Assim como Geburah (disciplina) focaliza o chesed (amor), HOD dá netzach (tolerância). Humildade é o parceiro silencioso da tolerância. Sua força reside em seu silêncio. Seu esplendor está em seu repouso.
Humildade – e a conseqüente submissão – não deve ser confundida com fraqueza e ausência de auto-estima. Humildade é modéstia; é o reconhecimento (da raiz da palavra hebraica “hoda’a”). É dizer “muito obrigado” a Deus. É aceitar suas qualidades e forças, reconhecendo que elas não lhe pertencem; foram concedidas a você por D’us, para um propósito mais elevado que o de apenas satisfazer suas próprias necessidades. Humildade é modéstia; é reconhecer o quão pequeno você é, o que lhe permite entender quão grande pode se tornar. Isso é o que torna grandiosa a humildade.

Tolerância suga sua energia do reconhecimento da humildade. A resistência humana vai apenas até seu nível de tolerância. Reconhecer que suas forças vêm de um local mais elevado lhe dá o poder de tolerar muito além de sua capacidade presumida. Concede a você parte da força de tolerância de Deus.
Uma xícara repleta não pode ser enchida. Quando você está repleto consigo mesmo e suas necessidades, “Nada mais sou,” não há espaço para mais. Quando você “esvazia” a si mesmo perante algo maior que você, sua capacidade de receber aumenta além de seus limites prévios. Humildade é a chave para a transcendência; para atingir além de si mesmo. Apenas a verdadeira humildade lhe dá a força da objetividade total.
Humildade é sensibilidade. É uma vergonha saudável que vem do reconhecimento de que você pode ser melhor do que é e que pode esperar mais de si mesmo.
Embora a humildade seja silenciosa, não é um vácuo. É uma expressão dinâmica de vida que inclui todas as sete qualidades de amor, disciplina, compaixão, tolerância, humildade, vínculo e soberania. A humildade é ativa, não passiva, não é um estado, mas uma interação mesmo na sua calma e ausência de ação.

dia29.jpg

Primeiro Dia:
dia 18/05/2008
29º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 29 dias que perfazem 4 semanas e 1 dia do ômer.”
Chesed de Hod
Bondade na Humildade
Examine o amor na sua humildade. Humildade saudável não é desmoralizante; traz amor e alegria, não medo. Humildade que carece de amor precisa ser reexaminada para ter sua autenticidade conferida. Às vezes, humildade pode ser confundida com baixa auto-estima, o que a faria tornar-se desamor.
Humildade provoca o amor porque dá a você a habilidade de elevar-se acima de si mesmo e amar outra pessoa. Arrogância à guisa de amor significa amar a si mesmo, ou ainda pior: tornar os outros uma parte e uma extensão de você mesmo e de seu auto-amor.
Minha humildade faz-me ser mais amoroso e generoso?
Mais expansivo?
Ou me constrange e me torna inibido?
Sou humilde e feliz ou humilde e angustiado?
Exercício para o dia:
Antes de rezar com humildade e reconhecimento de Deus, faça caridade. Isto ampliará suas preces.

dia30.jpg

Segundo Dia:
30º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 30 dias que perfazem 4 semanas e 2 dias do ômer.”
Geburah de Hod
Disciplina na Humildade
A humildade deve ser disciplinada e focalizada.
Quando minha humildade deve me fazer assumir um comprometimento e quando não deve?
Em nome da humildade, às vezes permaneço silencioso e neutro em face da maldade?
Outro aspecto da Geburah de hod: humildade deve incluir respeito e reverência pela pessoa ou experiência perante quem você fica humilde.
Se minha humildade é voluntária, ou ocorre por que eu não respeito o próximo?
Exercício para o dia:
Concentre-se em sua relutância em comprometer-se numa área qualquer e veja se isso se origina de um sentimento saudável e humilde.

dia31.jpg

Terceiro Dia:
31º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 31 dias que perfazem 4 semanas e 3 dias do Ômer.”
Tiferet de Hod
Compaixão na Humildade
Examine se sua humildade é compassiva.
Minha humildade faz-me ser contido e anti-social ou expressa-se em empatia pelos outros?
Minha humildade é equilibrada e bela?
Ou é inconveniente?
Assim como a humildade traz compaixão, a compaixão pode levar a pessoa à humildade. Se você carece de humildade, tente agir compassivamente, o que poderá ajudar a trazê-lo à humildade.
Exercício para o dia:
Expresse um sentimento humilde num ato de compaixão.

dia32.jpg

Quarto Dia:
32º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 32 dias que perfazem 4 semanas e 4 dias do Ômer.”
Netzach de Hod
Tolerância na Humildade
Examine a força e a tolerância de sua humildade.
Minha humildade suporta desafios?
Sou firme em minhas posições ou me dobro em nome da humildade?
Humildade e modéstia não deveriam fazer a pessoa sentir-se fraca e insegura. Netzach de Hod sublinha o fato de que a verdadeira humildade não o transforma num “capacho” para os outros pisarem; ao contrário, a humildade o torna resistente.
Minha humildade é percebida como fraqueza?
Faz com que outros tirem vantagem de mim?
Exercício para o dia:
Demonstre a força de sua humildade iniciando ou participando ativamente numa boa causa.

dia33.jpg

Quinto Dia:
33º dia da Contagem do Ômer
Conte esta noite: “Hoje são 33 dias que perfazem 4 semanas e 5 dias do ômer.”
Hod de Hod
Humildade na Humildade
Examine a humildade da humildade. Todos têm humildade e modéstia em seu coração, a questão é a medida e o modo pelos quais alguém conscientemente o sente.
Tenho medo de ser humilde demais?
Mascaro e protejo minha modéstia com comportamento agressivo?
Aprenda a cultivar sua humildade interagindo com pessoas que sejam mais refinadas que você, provocando em você a modéstia e a humildade que o motiva a crescer como pessoa.
Humildade também pode ser examinada pela sua autenticidade.
Minha humildade é humilde?
Ou não passa de uma expressão de arrogância?
Fico muito orgulhoso pela minha humildade?
Faço alarde dela?
Ou serve-se a si mesma?
Minha humildade é parte de uma cruzada ou é genuína?
Exercício para o dia:
Seja humilde apenas por amor à humildade.

dia34.jpg

Sexto Dia:
34º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 34 dias que perfazem 4 semanas e 6 dias do ômer.”
Yesod de Hod
União na Humildade
A humildade não deveria ser uma experiência solitária. Deveria resultar em forte vínculo e comprometimento. Não há ligação mais forte que aquela vinda da humildade.
Minha humildade afasta-me dos outros ou nos aproxima?
Minha humildade produz resultados?
Resultados duráveis?
Cria um alicerce permanente sobre o qual eu e os outros podemos confiar e construir?
Exercício para o dia:
Use sua humildade para construir algo duradouro.

dia35.jpg

Sétimo Dia:
35º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 35 dias que perfazem 5 semanas do ômer.”
Malchut de Hod
Nobreza na Humildade
Caminhar humildemente é caminhar elevadamente. A dignidade é a essência da humildade e modéstia. O esplendor da humildade é majestoso e aristocrático. A humildade que suprime o espírito humano e nega a soberania individual e não é humildade.
Minha humildade faz-me sentir dignificado?
Sinto-me vivo e vibrante?
Exercício para o dia:
Ensine a alguém como a humildade e a modéstia ampliam a dignidade humana.

Compromisso, alicerce
O compromisso é a suprema conexão emocional. Enquanto as primeiras cinco qualidades (amor, disciplina, compaixão, tolerância e humildade) são interativas, ainda manifestam dualidade: aquele que ama e o que é amado. A ênfase se dá nos sentimentos da pessoa, não necessariamente na mutualidade. O compromisso, por outro lado, é uma completa fusão dos dois.
Sem um compromisso, nenhum sentimento pode ser verdadeiramente percebido. Comprometer significa conectar; não apenas sentir pelo outro, mas ligar-se a ele. Não apenas um penhor de compromisso, mas devoção total. Cria um canal entre o doador e o receptor. O compromisso é eterno. Desenvolve uma união permanente que viverá para sempre através do fruto perpétuo que produz.
O compromisso é o alicerce da vida. É a espinha dorsal emocional da psique humana. Todos precisam de compromisso para florescer e crescer. O vínculo entre a mãe e o filho; entre o marido e a mulher; entre irmãos e irmãs; entre amigos íntimos.
O compromisso é afirmação; dá à pessoa o senso de que faz parte; de que “sou importante,” “sou significativo e importante.” Estabelece confiança – confiança em si mesmo e confiança no próximo. Instila confiança. Sem compromisso e acalanto não podemos perceber quem somos.
O compromisso canaliza todas as cinco qualidades prévias num liame construtivo, dando-lhe o sentido de “alicerce”. Ao passo que todos os outros sentimentos humanos são emoções individuais, pavimentos separados de um edifício e cada um deles um componente necessário da experiência humana, o compromisso canaliza e integra eles todos em um vínculo que cria um alicerce sobre o qual a estrutura das emoções humanas apoia-se firmemente. Comprometer-se é dar tudo de nós, não apenas uma parte; não é uma emoção, mas todas elas. Por isso, Yesod completa o espectro das primeiras seis emoções.
O alicerce de Yesod é diferente de um alicerce comum. Não repousa apenas sob os mais elevados níveis da estrutura, mas envolve-os todos. Um fundamento rochoso da psique emocional não pode permanecer separado, mas deve incluir e permear todas as emoções. Apenas então pode o compromisso ser construtivo e permanente.

dia36.jpg

Primeiro Dia:
Dia 25/05/2008
36º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 36 dias que perfazem 5 semanas e 1 dia do ômer.”
Chesed de Yesod
Bondade no Compromisso
O amor é o coração do compromisso. Você não pode comprometer-se sem amor. O amor estabelece uma base confiável sobre a qual o compromisso pode ser construído.
Se você tem um compromisso que é problema, examine o quanto ama a pessoa (ou a experiência) com a qual deseja comprometer-se.
Tento comprometer-me sem primeiro adotar uma atitude amorosa?
Meu compromisso é expresso de maneira carinhosa?
Exercício para o dia:
Demonstre o compromisso que tem com seu filho ou amigo através de um ato de amor.

dia37.jpg

Segundo Dia:
37º dia da Contagem do Ômer
Conte esta noite: “Hoje são 37 dias que perfazem 5 semanas e 2 dias do ômer.”
Geburah de Yesod
Disciplina no Compromisso
Examine a disciplina de seu compromisso.
O compromisso deve ser feito com discrição e consideração cuidadosa, com quem e com o quê você se compromete. Mesmo o mais saudável e íntimo compromisso precisa “dar um tempo” – em respeito ao espaço de cada indivíduo.
Sou excessivo no compromisso?
Sou dependente demais daquele com quem tenho o compromisso?
Ele depende excessivamente de mim?
Estou comprometido por desespero?
Comprometo-me com pessoas saudáveis e benéficas?
Exercício para o dia:
Reveja suas experiências de compromisso para ver se precisam de mudança ou mais disciplina.

dia38.jpg

Terceiro Dia:
38º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 38 dias que perfazem 5 semanas e 3 dias do ômer.”
Tiferet de Yesod
Compaixão no Compromisso
O compromisso precisa ser não apenas amoroso mas também compassivo, compartilhar a dor de seu amigo e sentir empatia por ele.
Meu compromisso é condicional?
Eu me retraio ao me sentir desconfortável com os problemas de meu amigo?
Exercício para o dia:
Ofereça ajuda e apoio ao lidar com o sofrimento de alguém com quem você se comprometeu.

dia39.jpg

Quarto Dia:
39º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 39 dias que perfazem 5 semanas e 4 dias do ômer.”
Netzach de Yesod
Tolerância no Compromisso
Um componente essencial do compromisso é sua tolerância; sua habilidade para enfrentar desafios e contratempos. Sem tolerância, não há chance de desenvolver um verdadeiro compromisso.
Estou realmente ligado àquele com quem me comprometo?
Quanto posso tolerar e o quanto estou pronto a lutar para manter este compromisso?
A pessoa com quem tenho compromisso está ciente de minha devoção?
Exercício para o dia:
Demonstre o grau de tolerância de seu compromisso, enfrentando um desafio que possa obstruir o compromisso.

dia40.jpg

Quinto Dia:
40º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 40 dias que perfazem 5 semanas e 5 dias do ômer.”
Hod de Yesod
Humildade no Compromisso
A humildade é crucial num compromisso saudável.
A arrogância separa as pessoas. A preocupação com seus próprios desejos e necessidades separa você dos outros. A humildade permite que você aprecie outra pessoa e se comprometa com ela. O compromisso que é apenas uma extensão de suas próprias necessidades é apenas comprometer-se ainda mais estreitamente consigo mesmo.
O compromisso saudável é a união de duas pessoas distintas, com personalidades independentes, que se unem com um objetivo mais alto que o de simplesmente satisfazerem suas próprias necessidades.
A verdadeira humildade origina-se ao aceitar e reconhecer que existe Deus na sua vida.
Estou consciente do terceiro sócio, Deus, no compromisso, e que este sócio me proporciona a capacidade de unir-me a outra pessoa, apesar de nossas dessemelhanças?
Exercício para o dia:
Ao rezar, admita Deus especificamente para ajudar você a comprometer-se com outros.

dia41.jpg

Sexto Dia:
41º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 41 dias que perfazem 5 semanas e 6 dias do ômer.”
Yesod de Yesod
Compromisso no Compromisso
Examine o aspecto compromisso do compromisso, as formas que pode ter e seu nível de expressão. Toda pessoa precisa e tem a capacidade de se comprometer com outros, com empreendimentos significativos e com experiências que tenham um propósito.
Tenho dificuldade em comprometer-me?
Essa dificuldade se manifesta em todas as áreas ou apenas em algumas?
Comprometo-me facilmente com meu trabalho, mas acho difícil comprometer-me com pessoas?
Ou vice-versa?
Tenho problemas comprometendo-me com eventos especiais em minha vida?
Examine as razões para não se comprometer.
É por que sou muito crítico e encontro defeito em tudo como uma desculpa para não me comprometer?
Sou muito fechado e quero que tudo seja de meu próprio jeito?
Meu “não compromisso” é resultado de sentir desconforto quando estou vulnerável?
Já fui magoado nas minhas experiências de compromisso anteriores?
Já abusaram de minha confiança?
Meu medo de comprometer-me é resultado de um compromisso inadequado que vivenciei quando criança?
Para cultivar sua capacidade de comprometer-se, mesmo se tiver razões válidas para não confiar, deve lembrar-se que D’us lhe deu uma alma Divina que é amorosa e que você deve aprender a reconhecer a voz interior, que lhe possibilitará sentir os coração e a alma de outras pessoas. Então, aos poucos, pode deixar cair suas defesas, quando reconhecer que alguém ou algo no qual pode realmente confiar.
Para que o compromisso seja possível deve incorporar os outros seis aspectos do compromisso. Compromisso de sucesso deve também incluir tornar o compromisso real, em atos construtivos.
Um ponto adicional: Compromisso gera compromisso.
Quando você se compromete em uma área de sua vida, isto o ajuda a comprometer-se em outras áreas.
Exercício para o dia:
Comece o compromisso com uma nova pessoa (ou experiência) que seja importante para você, comprometendo-se por um tempo estabelecido a cada dia ou semana, para passarem juntos construtivamente.

dia42.jpg

Sétimo Dia:
42º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 42 dias que perfazem 6 semanas do ômer.”
Malchut de Yesod
Nobreza no Compromisso
O compromisso deve ampliar a nobreza de uma pessoa. Deve nutrir e fortalecer sua própria dignidade e a dignidade daquele com quem se compromete.
Meu compromisso inibe a expressão de minha personalidade e qualidades?
Meu compromisso suplanta aquele com quem me comprometo?
Exercício para o dia:Enfatize e realce as forças daquele com quem você se compromete.

—————–
Cursos– dia 31/05 – Astrologia Hermética
– dia 01/06 – Tarot (Arcanos Maiores)
informações: [email protected]