Os 200 blogs mais populares do Brasil em 2008

blogs

O “Mundo Tecno” publicou uma novo ranking listando, por ordem, “Os 200 blogs mais populares do Brasil em 2008”. Para definir os eleitos foram usados critérios como: classificação o PageRank, Backlinks do Google, Yahoo e Alexa, usando como base os 150 primeiros blogs do Blogblogs (o Technorati brazuca) e número de leitores assíduos, que lêem o blog por meio de feed.

Infelizmente o MT desprezou uma fator extramente importante para medir a populidade desses blogs, a sua média de acessos diária (ou semanal), e por isso a lista perdeu um pouco da sua eficiência.
Concordo que todos os outros critérios usados são importantes, mas o que reamente mede a popularidade de um blog é a média de leitores que acessam aquele blog todo santo dia.

Imagine um blog com 20.000 acessso diários e 200 links em outros sites, e outro com 5.000 acessos diários e 1000 links em outros sites. Qual é mais popular?
Falhas como estas podem explicar a modesta 91.ª colocação para um blog do porte do Jacaré Banguela, que certamente deveria estar, pelo menos, estre os 10 primerios colocados.

Que fique claro que a minha intenção com essa observação não é desqualificar a lista, muito pelo contrário, a lista serve sim de norte para dar um merecido destaque a muitos blogs relevantes da web brasileira, porém julguei-me no direito de chamar atenção para um detalhe que considero importante para avaliação da popularidade de um blog.

Ah! Antes que me esqueça, o S&H ficou na 7.ª colocação. Posição suficiente para me inflar de orgulho e satisfação.