(Re)Veja todos os virais homenageados pela banda Weezer

virais_weezer.jpg

O Blog Valleywag organizou em uma página todos os virais homenageados no clipe “Pork and Beans”, do Weezer. Clique na imagem e (re)veja os 24 vídeos que pipocaram em milhares de blogs pelo mundo na história recente da Internet. E neste link um montagem de todos em um único vídeo.

Valeu pela dica Roger Manrique
___________________________________________________

Para quem ainda não assimilou ou entendeu exatamente o que é um “Viral”, aí vai uma breve explicação:
“Viral” é aquilo que se alastra como se fosse uma epidemia, onde cada pessoa “infectada” acaba por “infectar” outras pessoa de forma natural e espontânea. O famoso “boca-boca”
Exemplos: Se você cria uma piada que começa a ser contada por cada vez mais pessoas, a sua piada se transformou em um “viral”. Se você upa um vídeo fazenda caretas no YouTube, e se esse vídeo, por mais idiota que pareça, for assistido e comentado por milhares de pessoas, seu vídeo se transformou em um “viral”. Concluímos então que viral é algo que gere cada vez mais comentários ou discussões espontâneas.
O vídeo do Weezer obteve mais de 2 milhões de visualizações, em menos de 2 dias. Definitivamente esse clipe é um bom exemplo de viral.

O “viral” não é algo recente e a sua origem beira os primórdios da comunicação, porém encontrou na Internet seu melhor ambiente para a proliferação, e os blogs têm forte contribuição nisso.

Viral na publicidade: Há quem acredite que propagandas virais, obrigatoriamente, não devam mostrar a marca do produto, e que devam ser sempre de baixo orçamento ou com aparência amadora. Eu discordo! Primeiro porque essas “regras” não estão escritas em lugar algum, segundo basta relembrarmos da famosa séria de curtas metragens “The Hire”, da BMW. Uma série de 5 curtas-metragens (que depois viraram oito). Esses vídeos pipocaram em centenas de sites e outras mídias mais convencionais, como TV e impressos, de forma espontânea, sendo elogiada por milhares de pessoas, o que promoveu “The Hire” a um dos virais mais eficientes da história da propaganda.
Os gastos dispendiosos na série produzida para a BMW é caso raro de orçamento na produção de virais. Geralmente publicidade com a intenção viral possui baixo orçamento e uma ótima relação custo-benefício, desde claro, se a agência conseguir executar um ótimo trabalho e a propaganda cair no gosto das pessoas/consumidores.

Importante: Nenhuma agência de publicidade cria viral, pois quem decide se algo é viral ou não são as pessoas (ou consumidor), e não os publicitários e anunciantes.

Se alguém quiser dar sua opinião, acrescentar ou discordar de algo, sinta-se a vontade para cair de boca aí nos comentários.