Absolut Brasil

absolut.jpg

A Absolut sempre trouxe campanhas bem legais em que o personagem principal é sua inconfundível garrafa. A propaganda baseada em sua embalagem já foi palco das mais diversas campanhas ao longo de anos que usam como mote a própria Absolut, seguido de alguma palavra de impacto. Mas, as campanhas da vodka não pararam por aí. 1985 foi um marco importante não só para a Absolut, mas para toda a propaganda em geral, quando Andy Warhol aproximou a arte da propaganda, pintando sua primeira garrafa da marca.

Muitos anos e muitos artistas, inclusive do universo da música e da moda, depois a Absolut chega ao Brasil com um projeto de releitura da garrafa pela ótica de dois artistas nacionais (isso mesmo, brasileiros). O projeto Absolut Brasil é o terceiro desse gênero (outros países foram França e Estados Unidos) e transpassa a brasilidade de Nelson Leirner e Daniel Senise nas garrafas da vodka.

A criação de Leirner já está à venda no mercado em uma edição limitada, a de Senise chegará apenas no final do mês. Além deles, mais 9 artistas contemporâneos brasileiros fizeram intervenções em garrafas da bebida, porém essas não foram fabricadas para venda. Minha garrafa favorita foi o protótipo Adhemas, mas a bebida ainda prefiro a Absolut Baunilha (por que será?)… As obras podem ser vistas Aqui!, site do projeto em que pode-se ter uma idéia do que foi a exposição Absolut Brasil.

Desde garoto sofre com as brincadeiras de seus professores que na hora da chamada insistem na piadinha “é o Júnior da Sandy?”. Otimista de plantão, acredita em duendes e no Brasil sem corrupção. Não ouviu o último do Caetano, mas achou uma merda. Leu todos os clássicos da literatura universal sempre com uma revista de sacanagem aberta no meio. Inventou a vassoura com MP3 player e câmera digital e pretende ficar rico com isso. Pretende fazer um mochilão a pão e água de Mossoró a Sinop no próximo ano. Nunca viu um disco voador e morre de medo de barata, “mas só daquelas grandes que voam”.