Pony Pony Run Run: electropop versus niilismo hipster

formulaindie2

E depois de dois anos de hiato, eis que esta colunista retorna ao Sedentário & Hiperativo.

Para quem chega agora ou tem memória curta, o assunto da coluna é sobre música. Mais precisamente, música que não toca na rádio mas deveria.

A ideia é apresentar uma banda a cada coluna, então chega de papo e vamos lá.

Antes de apresentar Pony Pony Run Run, a melhor banda do mundo hoje, vamos exercitar a imaginação:

jgPista lotada e duas meninas igualmente bonitas na festa. A primeira usa tons pastelpas, não dança, fica naquela pose blasé-meets-hipster. A outra usa uma camiseta do Taxi Driver, tem uma tatuagem que foge dos padrões e é comunicativa.

Não vamos entrar nas definições de o que é mais atraente para cada um dos prezados leitores, apenas focar em um dos fatores mais importantes da propaganda, dos relacionamentos e da cultura pop: a atitude.

Há grandes chances de a bonita-tons-pastel ser genial, interessante, namoradinha do Brasil. Mas são ainda maiores as chances de você prestar muito mais atenção naquela que tem atitude. Você não consegue deixar de prestar atenção nela porque, apesar de ser igualmente bonita, ela se destaca.

O mesmo se aplica à música. Pode ser a crise mundial ou a escassez de recursos naturais, mas o fato é que atitude é algo cada vez menos presente nas bandas de hoje em dia.

E é por isso que devemos prestar atenção em Pony Pony Run Run e seu disco You Need Pony Pony Run Run. Ora, a banda tem atitude para batizar seu disco de estréia como “Você precisa de Pony Pony Run Run”. WTF? Claro que discos não são itens de primeira necessidade para 90% da população mundial mas, veja bem, é uma boa forma de chamar a atenção, assim como a garota da pista.

Mas que diabos faz deste trio francês a melhor banda do mundo hoje? Podemos começar com este clipe:

Sem soar emo, sertanejo ou qualquer coisa do tipo, o trio fala da dura realidade que começamos a enfrentar em qualquer ponto dos 20 anos, quando as coisas já não são assim uma Brastemp porque, você sabe, ninguém aqui vive num filme twee pop.

Em Hey You encontramos a frase “Wish i was young enough, wish you were made just for me”. Seria uma frase emo se não fosse embalada em uma sonoridade de quem perdeu a batalha mas não a guerra. Electro cool pra dançar mesmo quando nada vai bem, sabe?

(Ouça o remix de Hey You, que também está no disco)

A música Out of Control reforça o paradoxo. Esta, uma das mais dançantes (expressão bastante brega que significa música boa para exorcizar demônios), fala sobre toques de recolher e início de revoluções. Não necessariamente o que estamos acostumados a ouvir quando “tonight is a good night”, saca?

Sim, existe um pitadpprra de oitentismo nos sintetizadores de quase todas as canções. Mas, por favor, não os associe a polainas, ombreiras ou a qualquer outra coisa daquela época.

Future of a nation é um retrato irônico deste 2009 velho de guerra e de sua geração niilista. “I look so fake. Don’t call me junior ‘cause I’m twenty-one. I mustn’t fall in disgrace. Do I look better in my brand new jacket?” Você sabe. 2009 foi ano de Hipster Cafona, de revista Vice no Brasil, the VBS Show para as massas. O emo deu lugar ao hispter. E o hipster não deu lugar a ninguém porque, bem, ele não se importa.

Ao longo das milhares de audições impostas pelo vício insano em PPRR, acredito piamente que este trio (Gaëtan, Amaël e Antonin) captou a sonoridade dos 80 mas trocou o revestimento muito feliz (ou muito dark) pela vibe de quem está por curtir uma boa música sem aquela crise existencial ou trip louquíssima de quase trinta anos atrás.

Se eu não te convenci até agora, saiba que eles são BFFs de nomes como La Roux e Phoenix, banda responsável pela melhor música de 2009 ou coisa que o valha.

E depois ouça 1997 (She Said It’s Allright), First Date Mullet e Out of Control. Provas de que o disco de estréia deu muito certo.