63 impressões de um brasileiro na Holanda

gabriel_holanda1

Olá Sou Gabriel Candido e vivo na Europa há 6 anos, mas meus últimos 2 anos vivo na Holanda, trabalhando com marketing online em uma multinacional e tenho um blog especializado gcandido.com

1. Para começar o correto é dizer Países Baixos e não Holanda em português. Holanda é somente uma região dos Países Baixos onde compreende as duas principais cidades do País (Amsterdam e Rotterdam) e o idioma que aqui falam é o Neerdelandes (ou Holandes). No texto que segue usarei porém Holanda para designar o País e Idioma e seu Povo, já que Países baixos e Neerdelandes é feio bagarai.

2. Assim como muitos países europeus, a Holanda possui algumas regiões com uma cultura bem distinta do geral do país. Frisia ou Friesland possui um idioma e cultura bem differente do Holandês e assim como os catalães na Espanha são bem orgulhosos de suas origens.

3. Outra região interessante é Volendam. É uma cidade turística que fica ao norte de Amsterdam, mas com uma comunidade extremamente fechada, conhecida pelo país como o maior produtor de músicos locais, jogadores de futebol e consumo de drogas pesadas. Detalhe: esta comunidade possui em torno de 20.000 habitantes.

4. Eu vivo numa cidade chamada Almere. Esta cidade foi construida no meio do mar literalmente. Aterraram tudo em 20 anos, e na década de setenta começaram construir a cidade. Hoje Almere possui 250.000 habitantes, nunca tem transito e tranquilo de se viver aqui.

5. Na Holanda, todo mundo anda de bicicleta. Tem ciclovia para todo lado e você pode chegar a praticamente qualquer cidade ou local de bicicleta, já que o país inteiro é plano.

6. Para se locomover em Amsterdam o melhor mesmo é ir de bicicleta. Cuidado, pois os Holandeses são um pouco agressivos no guidão.

7. Roubo de bicicleta é super comum também. Os caras aqui são feras na arte de roubar, com corrente, sem corrente, com cadeado, preso em poste etc.

8. Bicicleta existe de todo tipo, tamanho e modelo. O mais diferente são essas bicicletas típicas daqui onde na frente colocam como se fosse um baú de madeira, onde levam de tudo la dentro. Cabe até umas 3 crianças, e faça sol faça chuva, ta todo mundo andando de bicicleta.

9. As motocicletas de baixa cilindradas podem andar nas ciclovias e os condutores não precisam utilizar capacete. Você poderá identificar essas motos pela sua placa azul. Normalmente, essas motos não podem passar de 30km/h, mas sempre tem uns espertinhos que modificam a moto para passar do limite. Se for pego a multa é altissima.

10. Continuando o tema bicicleta, assim como nós brasileiros adoramos F1, eles adoram tour de france, tour de italia e se reunem de fim de semana para ver as corridas, tomando uma cerveja ou fazendo um churrasquinho.

11. Transporte público é bem organizado, e Amsterdam por exemplo tem uma rede integrada de trams, trem e metro.

12. Os trens, assim como muitos outros países da Europa, não tem catraca e ninguém pedindo o seu ticket na porta. Você simplesmente compra o ticket e entra no trem. Eventualmente passa o motorista (que também é cobrador) para verificar o ticket dos passageiros. Se o seu ticket não estiver correto ou você não tiver um em mão, você receberá uma multa, se não estou enganado de 45 EUR (não sei os valores corretos porque sempre comprei o ticket 🙂 )

13. Os trens no geral são pontuais, mas de vez enquando há problemas com os trens, devido aos efeitos das mudanças climáticas. Se chove muito, param-se os trens, se faz muito calor, para tudo, muito frio, pode esperar que vai atrasar, venta muito, e mais atrasos. Pelo menos muitos trens possuem wifi free, e são bem confortáveis, portanto a espera não é tão desagradável.

14. Clima aqui é frio, bem frio. O que mais incomoda é a falta de sol. Chega a ter semanas de dias nublados onde nem parece que o Sol existe.

15. Inverno é rigoroso, mas não chega a temperaturas de -20C, por outro lado o verão não é tão quente, e a média é de 25C

16. Quando faz sol, parece que todo mundo quer aproveitar até o último lance de luz. Todos saem para atividades fora de casa, vão aos parques, caminham pela rua, ou simplesmente, saem de casa. Hoje valorizo muito mais o sol também.

17. Se for para uma sauna aqui, não se esqueça de tirar toda a roupa, e não fique constrangido se ver homens e mulheres todos nus, numa boa suando.

18. Na Holanda os pratos típicos são Krokete, Frikandel (uma espécie de salsicha) e Herring, um peixe cru, que se come com cebola picada e picles. Mas também se come MUITA batata frita com maionese.

19. Chocolate granulado foi inventado aqui na Holanda e são orgulhosos disso, mas ficam encantados quando comem o nosso brigadeiro.

20. Tem algumas empresas que vendem lanches onde você pega literalmente da parede. Colocam chessburger, chessfrango e varios outros tipos de lanches numa espécie de “janelinha” onde o cliente chega. bota uma moeda do valor do lanche que fica em torno de 2 Euros, retira o lanche e sai comendo. Um self-service diferente.

21. No almoço comem pão e tomam leite. Dificilmente verá um típico holandês comendo comida quente na hora do almoço. Ainda tem alguns que comem pão de forma com chocolate granulado e manteiga. Vai entender…

22. Aqui praticamente todos falam inglês, inclusive em orgãos públicos. Isso torna ainda mais difícil aprender o idioma, já que uma vez percebem que você não é Holandes, já mudam para o inglês, mesmo se você está tentando aprender o idioma deles. Aliás falar mais de dois idiomas na Holanda é bem comum.

23. São super abertos e simpáticos com todas as culturas, crenças religiosas e opiniões políticas. Não se sentem desconfortáveis em conversar sobre qualquer um destes temas, desde que haja respeito.

24. Se interessam muito pela cultura de outros países, e gostam do Brasil. Sempre estão perguntando como é viver no Brasil e porque escolhemos a Holanda para viver.

25. Fazer amizades aqui não é complicado. São bem receptivos. O complicado é acompanhá-los nos bate-papos. São bem educados e tentam sempre conversar em inglês com você ou conversar entre eles em inglês. Mas uma vez o tema trocou para o holandês, dai já não dá mais para acompanhar.

26. No geral são diretos quando querem dizer algo para você. Não entendem o jeito brasileiro de dizer não, com um “talvez eu vá”, ou “pode ser, quem sabe”. Para eles, as coisas são bem claras: ou o assunto termina com um “sim” ou com um “não” e ponto.

27. Para marcar um almoço de trabalho chega a ser engraçado. Tudo tem que ser agendado e checado no calendário de reuniões. Propostas espontâneas, nem pensar, tem que ser tudo programado.

28. Fazem seguro de tudo. Um seguro interessante é o seguro contra acidentes de terceiros. Se você quebrar algo na casa de um amigo ou visita, você está assegurado, ou até se você bater numa bicicleta na rua por engano, tudo assegurado. Nada como estar sempre tranquilo.

29. São viajantes por natureza. Pela vantagem do país ser pequeno, (em 2 horas de carro desde Amsterdam já dá pra cruzar a fronteira), sempre estão viajando, e conhecem bem muitas partes do Mundo. Por esse motivo são bem informados com relação a outras culturas e costumes.

30. Sistema de saúde é privado e o seguro de saúde é obrigatório, o que encarece o custo de vida aqui, comparado com outros países da Europa.

31. Muita gente reclama do atendimento no sistema de saúde da Holanda, principalmente porque somente te atendem se você estiver realmente muito mal. Qualquer mal estar ou febrinha, te metem paracetamol. Tudo é parecetamol. Se acham que você não está tão mal assim, te mandam para casa.

32. Ter filho na Holanda e coisa de “macho”. Os médicos somente fazem cesária em último caso, senão tem que ser parto normal.

33. Em torno de 1/3 das mulheres holandesas escolhem ter os filhos em casa.

34. Quando um filho nasce aqui, eles possuem a tradição de comprar umas torradas e passar manteiga e colocar umas balinhas bem pequenas de anis na torrada. Se for menina, a balinha será rosa, e se for menino a balinha será azul.

35. Festa de criança não tem somente docinhos e bolo. Os pais servem pepino, cenoura, pimentao, tomate cherry, e as crianças adoram.

36. As vezes tenho a impressão que todos aqui praticam esporte. Nem que seja ciclista de fim de semana, mas todos praticam algo.

37. Não é a toa que existem mais de 1 milhão de atletas amadores registrados na Holanda, o que é bastante para um país de 15 milhões de habitantes.

38. Futebol fica a rivalidade entre Feynoord, Ajax e PSV.

39. Ajax é conhecido por ser o time dos judeus. Todos os jogos hasteam a bandeira de Israel na arquibancada.

40. Em Amsterdam não se pode usar drogas nas ruas. Aliás em toda a Holanda. Somente nos famosos coffee shops. Ano passado instaurou-se uma lei onde somente residentes na Holanda poderiam comprar drogas. O governo quer tentar incentivar o turismo cultural no país. Amsterdam ainda não aderiu a lei.

41. Ainda em Amsterdam se pode comprar todos tipos de produtos variantes da maconha, e tudo fica exposto nas lojas enquanto você passeia pela cidade.

42. A famosa “red light district”, fica bem no centro de Amsterdam e as prostitutas ficam expostas realmente como vitrines. Mesmo acompanhado, elas te convidam para entrar. Somente cuidado para não tirar fotos delas, porque armam um barraco e podem até chamar a polícia.

43. Não somente mulheres semi-nuas você vai encontrar no red light district, mas também todo tipo de sexshops, museu do sexo e teatro com shows de sexo ao vivo.

44. A maior idade para se consumir alcool é de 16 anos.

45. Eu particularmente nunca vi, mas ouvi dizer que no red light district, existem algumas casas que possuem a luz azul, ao invés da vermelha. Essas luzes azuis contém mulheres que não são bem mulheres 🙂

46. Povo é alto. MUITO alto, incluindo as mulheres. A maioria são loiros de olhos bem azuis.

47. Os “afro-descendentes” da Holanda são de grande maioria do Suriname, país que foi colonia holandesa por muitos anos e falam Holandês.

48. Outros grupos etnicos que você vai encontrar aqui com frequência são filipinos, indonésios e mulçulmanos de todas as partes.

49. Na grande maioria, os holandeses não são muito religiosos, muitos inclusive se consideram ateus, e principalmente na parte entre Amsterdam e Roterdam, você verá poucas igrejas. Na parte mais próxima da Alemanha, se nota uma maior religiosidade.

50. Trabalhar aqui é bem diferente do Brasil. Muitas empresas possuem “flexible hours”, ou seja, você pode entrar e sair do trabalho a hora que bem entender. Além de poder trabalhar em casa muitas das vezes.

51. Hoje é super comum também o casal trabalhar. Com isso as empresas abrem a possibilidade de você trabalhar somente 4 dias da semana, assim um dos pais podem ficar com o filho dois dias da semana, além do fim de semana.

52. Os impostos sobre o salário aqui são bem altos, podendo chegar a 55%. Se você for uma mão de obra qualificada, com curso superior, MBA e falar mais de um idioma, existe a possibilidade de aplicar para o 30% tax ruling, o que significa que você pagará não mais que 30% de impostos independente do seu salário. Uma grande vantagem para um país cheio de impostos.

53. Governo da uma ajuda de custo para cada filho que você tem. Te depositam em conta em torno de 200 EUR a cada 3 meses para o primeiro filho. Para os demais filhos essa quantia diminui gradativamente.

54. Governo também ajuda estudantes que querem sair da casa de seus pais e morarem perto da universidade com uma espécie de bolsa-estudante, e pagam parte do aluguel.

55. Os Holandes adoram uma festa e muita cerveja. É super bonito ver as festas nacionais, todos vestidos de laranja e/ou com as caras pintadas com as cores da bandeira da Holanda.

56. As férias escolares de verão são diferentes em cada região na Holanda. Umas começam em junho, outros em julho, etc. Isto é para evitar grande fluxo de gente saindo ao mesmo tempo de férias.

57. Da mesma forma que temos piadas de portugueses no Brasil, eles têm para os Brlgas.

58. Tudo se paga com “pin card”, ou cartão de débito. Já fiquei 4 meses sem dinheiro algum na carteira, pagando até compras de 0,5 Cents no cartão. Aliás há um incentivo para se usar o pin card por toda parte.

59. No Ano Novo, eu nunca vi/escutei tantos fogos de artifício na minha vida. parecia que a terceira guerra mundial tinha acabado de estourar. O mais incrível é que a lei da Holanda não permite fogos de artifício nem antes nem depois do ano novo, somente entre as 10h00 da manha do dia 31 até as 2h00 da manha do dia 01 do ano seguinte, e todos param as 2h00 da manha de estourar os rojões.

60. Comprar uma casa é bem fácil aqui na Holanda. Os bancos dão até 105% de crédito do valor da sua casa.(por causa da crise baixaram, pois antes emprestavam até 110%).

61. É comum ir a um bar ou restaurante e dividir a conta com os amigos ou namoradas. As mulheres gostam de ser tratadas em tudo de igual para igual com os homens.

62. A melhor época para se viajar para cá é entre Abril e Maio, Agosto Setembro. Junho e Julho chove bastante e o resto dos meses é frio.

63. Se quiser vir para ver as tulipas, programe-se para vir entre Abril e Maio, pois Keukenhof somente fica aberto nestas datas.

VEJA AINDA AS IMPRESSÕES DE:

um brasileiro sobre o País de Gales
um irlandês sobre o BRASIL
um brasileiro sobre a ESPANHA
um casal de brasileiros sobre o CANADA
uma brasileira sobre a INGLATERRA
uma brasileira sobre a IRLANDA
Um brasileiro sobre a ALEMANHA
Um brasileiro sobre a FRANÇA
Um francês sobre o BRASIL