Quirky: Produtos inventados por consumidores para consumidores

Sabe aquelas pequenas coisas que quebrariam um puta galha em nosso dia-a-dia… Se existissem? Aquele utensílio de cozinha ou aquele pequeno detalhe capaz de deixar seu escritório mais organizado e bonito, mas que você não tem ao seu alcance. E aí que começa o perigo. Você bate no peito e diz “vou dar um jeito nisso”. Começa a dobrar arame aqui, enrolar fita adesiva ali, pronto, temos uma gambiarra labs.

Pensa justamente nesses milhões de pequenos inventores e necessitados de soluções que nasceu a Quirky, uma plataforma colaborativa para a criação, produção e comercialização de produtos desenvolvidos por pessoas comuns como eu ou você. Funciona da seguinte maneira: a ideia pode vir de qualquer pessoa, basta inscrever o projeto no site que o invento é submetido ao voto dos usuários, toda semana a comunidade escolhe dois produtos para serem desenvolvidos e os internautas ainda contribuem para aprimorar o projeto inicial. Aos engenheiros da Quirky cabe a missão de transformar a ideia em realidade.

As ideias mais bem avaliadas são efetivamente produzidas pela Quirky, e entram em pré-venda até que um número determinado de pessoas se comprometa a comprar o produto caso ele seja produzido em escala para venda (e-commerce). Na etapa de vendas, o que diferencia a Quirky das demais lojas virtuais é que todo o lucro proveniente das vendas é dividido entre o produtor, a comunidade que colaborou com ideias e o inventor!

A Quirky é uma empresa americana num formato de negócio que já faz muito sucesso por lá. E agora chega aos brasileiros. Para comemorar este lançamento a empresa está presenteando seus clientes. Até o Natal sera sorteado um produto por semana. Quem fizer compras até a data também irá receber seus produtos via Sedex em frete totalmente gratuito. Outro fato legal é que os produtos serão embalados para presente neste período de natal, chegam prontinhos para você surpreender alguém que você gosta.

Entre os “Best-sellers” da marca estão o Stem que é um spray para frutas cítricas e o Verseur que é um gadget multiuso para os amantes de vinho, ele possui um abridor de garrafa, um bico para servir e também uma tampa de vedação para que o vinho seja consumido em outro momento.