Debate Estadão: review.

estadao.jpg

Ontem aconteceu o Debate sobre “Responsabilidade e Conteúdo Digital” decorrente da campanha do Estadão, criada pela Talent. Antes do início da sessão houve uma conversa tranquila e dinâmica a qual deveria ter sido prolongada. O debate começou e com a apresentação dos blogueiros, mas essa já interrompida para se falar da campanha. Merigo defendeu muito bem seu ponto de vista sobre a campanha e João Livi (Talent) concordou com algumas partes, mas tentou se justificar, como não era possível, não se estendeu e resolveu voltar a desenhar.

O debate continuou, porém a pauta não foi nem tanto sobre a Campanha, e sim sobre a “Blogosfera”, os blogueiros e seus leitores. A responsabilidade e conteúdo digital? Isso não cabe apenas aos blogueiros, abrange muito mais que apenas blogs. Existem fóruns, listas de discussão, sites de crowdsourcing, Youtube, e também o site mais visitado pelos brasileiros, o Orkut! Todas essas plataformas também geram conteúdo na Internet, e em um volume muito maior que a “blogosfera”.

Infelizmente, eram muitas pessoas para falar e defender seu ponto de vista, argumentar sobre algo e contextualizar a argumentação leva tempo, o que nos era escasso (para quem estava na mesa o tempo passou muito rápido). Mesmo permeando apenas sobre blogs, jornais e leitores, o debate foi produtivo. Mostrou que há muito lixo na Internet, da mesma maneira que existe também muito lixo na televisão, nas revistas e nos jornais. E que ao mesmo tempo existe uma parcela de pessoas que se dedicam a escrever, pesquisam, formulam pensamentos e opinam; e publicam artigos relevantes, sejam eles blogueiros, jornalistas, pesquisadores, wikipedistas. Mesmo que seja uma pequena parcela das pessoas e para uma pequena parcela da sociedade. E que elas se preocupam com seu conteúdo, com o que vão dizer, como vão dizer e o que isso pode gerar. O maior legado de um blogueiro é o seu histórico, reputação e credibilidade, que é adquirido ao longo do tempo através do reconhecimento de seus visitantes fiéis. Essas são as pessoas que voltam ao seu blog, criam uma relação com o blogueiro, seja porque se identificam com quem o escrever, ou com os assuntos pautados e querem saber a opinião daquele blogueiro. Algo que conseguimos com o debate é deixar claro esse pensamento. Um blogueiro que leva a sério seu blog, se preocupa com o que vai escrever e com o que isso vai gerar. Ninguém em sã consciência publica algo que possa colocar em risco uma reputação que demora a ser conquistada.

Honestamente, gostaria de ter interrompido mais para expressar minhas idéias. Participei muito pouco, pois deixava a pessoa concluir seu pensamento e nisso o moderador já cortava e mudava o tema. Não fui lá para semear a discórdia, como muitos blogueiros sugeriram que o fizesse, mas para mostrar que a blogosfera está disposta a conversar e debater assuntos de interesse mútuo. Gostei da iniciativa do Estadão de promover um debate com a blogosfera, apesar da reação exagerada de uma parte dela, mostrando que estão interessados em saber a opinião dos (ainda) pequenos, pela coragem de pedir desculpas pelo desentendimento e a sinceridade de afirmar que a campanha foi infeliz na sua concepção, diferente dos representantes da agência.

Após o debate, fomos para o lobby do hotel e lá prolongamos a conversa em um clima informal e descontraído, e esse sim foi o verdadeiro debate da noite. Não conversamos apenas sobre a campanha, e tão pouco nos restringimos a falar só sobre a blogosfera, mas sim sobre todas as formas de mídia, sobre o mundo em que vivenciamos hoje, nossas prospecções, sobre as diversas possibilidades da Internet, que transforma qualquer indivíduo de receptor a emissor, o também sobre a absurda quantidade de informações que recebemos diariamente. Novamente tocamos no assunto que foi pautado no debate: não adianta apenas o emissor ter consciência do que escreve, depende muito do receptor ir atrás de conteúdo de qualidade, e isso é consequência direta da sua edução. Leitores que pensem sobre o assunto e não apenas consumam a matéria, que tenham mais de uma fonte de informação para poder construir sua opinião, argumentar e contestar o outro, se for preciso.

PS: O debate vai virar uma matéria no Estadão de domingo, estou ansiosa para saber como irão editar tudo isso e se o escrito irá condizer com o que a realidade.

Leia o que eles disseram sobre o debate:
Edney
Estadão
Rodrigo Barba gravou o vídeo do debate pela TVEstadão

Desde garoto sofre com as brincadeiras de seus professores que na hora da chamada insistem na piadinha “é o Júnior da Sandy?”. Otimista de plantão, acredita em duendes e no Brasil sem corrupção. Não ouviu o último do Caetano, mas achou uma merda. Leu todos os clássicos da literatura universal sempre com uma revista de sacanagem aberta no meio. Inventou a vassoura com MP3 player e câmera digital e pretende ficar rico com isso. Pretende fazer um mochilão a pão e água de Mossoró a Sinop no próximo ano. Nunca viu um disco voador e morre de medo de barata, “mas só daquelas grandes que voam”.